O atraso dos vôos nacionais ainda não se refletiu no aeroporto de Aracaju. Todos os vôos estão com seus horários de embarque e desembarque dentro da normalidade. Agora à tarde mais de cem controladores de vôo estão dentro do Centro de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-1) em Brasília, onde realizam uma greve de fome em forma de protesto.
Pista do Aeroporto Santa Maria
O resultado é uma série de atrasos em vôos de todo o país, chegando a um tempo de cinco horas de espera nos aeroportos de Brasília e Rio de Janeiro (Galeão). Além do protesto em Brasília, os controladores de vôo de Manaus e Curitiba implantaram a operação padrão, que deve gerar mais atrasos no sistema aéreo brasileiro.
Segundo o encarregado de comunicação da Infraero em Aracaju, Keldo Campos, os reflexos devem vir na madrugada de hoje e amanhã. “Esses são os horários que os vôos devem estar se encaminhando para Aracaju”, avalia Keldo.
Os controladores de vôo estão protestando contra suposta perseguição que a Força Aérea Brasileira estaria fazendo aos que estão se manifestando. O estopim foi a transferência do controlador Edileuso Souza Cavalcante, diretor de Mobilização da Associação Brasileira do Tráfego Aéreo (ABCTA). Edileuso, que estava lotado no Cindacta-1 em Brasília, foi transferido para Santa Maria (RS).
A Aeronáutica alega que a transferência foi pro necessidade de serviço. No entanto os controladores alegam que se trata de uma punição pelo envolvimento de Edileuso com a associação.
Matérias Relacionadas:
“Problema do aeroporto é só recapeamento”, diz Gama
Aeroporto de Aracaju registra poucos atrasos
Aeroporto irá receber maior fiscalização de trânsito