Famílias que perderem o prazo terão o benefício bloqueado (Foto: divulgação) |
O prazo para os beneficiários do Bolsa Família atualizarem seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal termina nesta sexta-feira (16). Só precisam procurar a gestão municipal do programa aquelas pessoas que não atualizaram as informações nos últimos dois anos e que foram avisadas por meio do extrato de recebimento do benefício. Das 1,2 milhão de famílias convocadas, mais de 758 mil famílias já passaram pelo processo de revisão cadastral, o que corresponde a mais de 60% do total.
“É importante que as famílias mantenham o cadastro atualizado para que as políticas públicas do governo federal, entre elas o Bolsa Família, possam beneficiá-las de acordo com as suas características. A atualização permite que o programa consiga enxergar quais são as reais necessidades de cada família”, afirmou a coordenadora geral de administração de benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Caroline Paranayba.
A atualização cadastral é uma ação periódica do Bolsa Família, que verifica se as famílias beneficiárias continuam com perfil para receber o benefício. Qualquer alteração – no endereço, na renda, na composição familiar ou na localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar – deve ser comunicada à gestão municipal e registrada no cadastro da família. Por isso, é importante levar documentos como a Carteira de Identidade, o CPF, o título de eleitor, a certidão de nascimento das crianças, um comprovante de residência e a declaração de matrícula das crianças na escola (veja o quadro).
As famílias que perderem o prazo terão o benefício bloqueado no mês de fevereiro. “Ainda assim, o responsável familiar deve procurar, até o início de março, o setor responsável pelo Bolsa Família no município e atualizar as suas informações. Caso a família se mantenha dentro dos critérios para fazer parte do programa, ela poderá voltar a receber o benefício”, alertou a coordenadora.
Documentos necessários:
• Para o responsável pela família (titular do cartão Bolsa Família) – Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor. Já os responsáveis por famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer outro documento de identificação de validade nacional.
• Para as demais pessoas da família – Pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani), CPF, Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor.
Outros documentos:
• Além da documentação obrigatória, as famílias podem levar outros documentos que ajudem a melhorar a qualidade das informações do Cadastro, como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola e carteira de Trabalho e Previdência Social.
Fonte: MDS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B