Audiência discute invasões na Barra dos Coqueiros

0

Diego Gonzaga destacou a integração entre os órgãos (Foto: Portal Infonet)
A situação das invasões às áreas da União no município da Barra dos Coqueiros foi tema de mais uma audiência na tarde desta quinta-feira, 28, na Procuradoria da União. De acordo com o procurador Josá Ricardo Britto Seixas, a idéia é encontrar uma solução definitiva para as invasões no município, especialmente na Atalaia, Suvaco do Cão, Portelinha e Canal do Guaxinim.

Diversos representantes de órgãos envolvidos estiveram presentes como Ibama, Prefeitura da Barra dos Coqueiros, Superintendência da União, Polícia Militar, Ministério Público Federal, Secretaria de Estado de Planejamento e Procuradoria do Estado.

Na ocasião ficou acordado um prazo de 30 dias para o Estado definir a viabilidade de utilização de outras áreas ofertadas pela União, já que a atual área não comporta o empreendimento que deve ser feito para abrigar as famílias que vivem nas invasões.

Segundo o representante da SPU, Teófilo Melo da Silva, a área da União disponibilizada para abrigar o empreendimento que irá receber as novas construção não é suficiente. “A área da União corresponde somente a metade, a outra metade é ocupada por construções particulares, seria necessário realizar a desapropriação, o que encareceria muito o projeto”, diz.

A representante da Seplam, Juliana Rosario Santos, disse que no dia 23 de agosto foi firmado um contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 20 milhões para a construção do conjunto habitacional do programa de desfavelização.

O secretário de Comunicação da Barra dos Coqueiros, Diego Gonzaga, informou que alguns pontos ficaram acordados na ocasião. “Todos os pontos que traziam problemas e falhas para as operações na Barra dos Coqueiros da retirada de casas foram tratados hoje. Nós combinamos com o pessoal da Polícia Militar e dos outros órgãos uma força tarefa para que nas próximas operações possamos ter eficácia”, destaca.

Por Bruno Antunes

Comentários