Audiência sobre transposição é cancelada

Multidão na f
Bezerra: mobilização para impedir audiência
rente do prédio do Cefet
A sétima audiência que seria promovida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para discutir o projeto de transposição do Rio São Francisco, proposto pelo Governo Federal, acaba de ser cancelada. Uma mobilização popular organizada pela Frente Nacional em Defesa do Rio São Francisco – entidade que reúne dezenas de entidades – inviabilizou a realização da reunião que aconteceria no auditório Pedro Braz, no prédio do Centro de Educação e Tecnologia de Sergipe (Cefet), antiga Escola Técnica.

 

Segundo a Frente, dez mil pessoas eram esperadas para participar da mobilização. As audiências, segundo o Governo Federal, têm como objetivo abrir espaço para a sociedade opinar sobre o projeto do governo e o processo de licenciamento ambiental. Mas os líderes do movimento contra a transposição falam o processo não tem nada de democrático.

 

“Eles passam por cima da gente como tratores. Essa história de audiência é uma verdadeira encenação. As pessoas que votam, muitas vezes, são coagidas a concordarem com a proposta do Governo Federal”, afirmou o deputado estadual Augusto Bezerra. Ele também explicou que a Frente continua lutando na Justiça contra o projeto.

 

“Ajuizamos uma ação pública, para tentar impedir a audiência, e, paralelamente nos unimos nesta mobilização para tentar impedir que ela ocorra de qualquer forma”, disse Bezerra. O deputado afirma que mais de 30 ônibus de vários municípios ribeirinhos trouxeram manifestantes para o ato público.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais