Aumento no salário deve acelerar as vendas no dia das Mães

Movimento nos shoppings deve crescer…
Para a mamãe, homenagens. E para o mercado? Lucro. Pelo menos é isso o que esperam os comerciantes durante o período que antecede o dia das Mães. Apesar de significar amor, há muito mais envolvido na data, e isso se refere à geração de renda e lucro para o comércio.

 

De acordo com o secretário Executivo da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Aracaju, Esdras de Araújo Carvalho, este é o segundo momento mais esperado do ano pelos comerciantes. O primeiro é o carnaval. “O dia das Mães representa muito para o comércio. Nessa época, as lojas começam a renovar seus estoques e se preparam para vender e ter um acréscimo nas vendas, mas geralmente esse aumento acompanha a conjuntura econômica”, explicou ele.

 

No caso do shopping Jardins, por exemplo, a expectativa de vendas deve ter um aumento em torno dos 15% comparado ao mês de maio do ano passado, conforme informou a funcionária do centro, Michele Monteiro. Ela disse ainda que essa é uma meta definida no planejamento estratégico da empresa.

 

O valor está dentro da média do que é esperado pelo CDL. A Câmara calculou uma porcentagem de 10% a 15% de crescimento, sendo que em outras épocas, o número já chegou até 80%. Para Esdras, todos os setores devem ser beneficiados com esta taxa, mas alguns se destacam mais que outros.

 

“Isso depende muito do tipo de consumidor e do poder aquisitivo de cada um. Tem gente que prefere dar eletrodomésticos, outros flores… O que eu noto é que cada vez mais as pessoas estão preferindo dar flores para suas mães”, explicou Esdras. No caso do shopping Jardins, Michele contou que o carro chefe das vendas devem ser as televisões de 29”.

 

“O shopping é democrático, atende às classes A, B e C que procuram, dentro de suas possibilidades, presentes para as mães. No geral, o que o comércio espera é um incremento nas vendas de TVs 29”, DVDs, Celulares e um complemento de 60% em roupas e assessórios principalmente os de couro”, disse Michele.

 

Já o shopping Riomar, outro grande centro comercial de Aracaju, aguarda vendas um pouco menores. A empresa divulgou nota onde informava que os valores deveriam ficar entre 6% ou 8% de aumento nas vendas. Entre os produtos de maior destaque estão celulares, produtos da linha branca (fogões e geladeiras), artigos de vestuário, máquinas digitais, calçados e produtos de perfumaria.

 

…E no centro também
CARTÕES– Dentre as formas de pagamento mais esperadas, os cartões de crédito estão no topo da lista. Segundo o secretário da CDL, o comércio passa por uma fase delicada com relação ao uso do cheque. O cartão de crédito, em compensação, cresce de vento em popa.

 

“A maioria dos lojistas prefere o cartão de crédito. Todas as bandeiras, estão parcelando de seis a dez vezes, além do que, o cartão representa mais segurança. É uma venda garantida, já que se o cliente não pagar à administradora do cartão, a loja não perde”, explicou ele. No caso dos shoppings, esta é a forma de pagamento mais utilizada independente da época do ano.

 

Quanto ao salário mínimo, o aumento de apenas R$ 40,00 não parece desanimar os comerciantes. Tanto para a CDL, quanto para os administradores de shoppings, o nordestino em geral sempre procura dar um bom presente às suas mães, mesmo que não tenha muito dinheiro para isso.

 

Porém, Esdras concorda que precisa se haver uma política de investimento no crescimento econômico brasileiro para que as vendas possam ser incrementadas. “O lojista precisa de crescimento econômico, de emprego para os jovens. Quem paga os salários é o mercado”.

Por Wilame Amorim Lima
Da Redação do Portal InfoNet

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