Já pensou chegar em casa com seu banho preparado? Ou com o ar condicionado ligado na temperatura que você gosta? Ou ainda com aquele filme predileto só esperando você deitar no sofá para as luzes se apagarem e o filme começar? Essa é uma das propostas da automação residencial, que é possível graças a um sistema integrado, permitindo que o usuário tenha controle total das ações que ocorrem em sua residência. L&A traz automação residencial na Mostra Aracaju
Pensando em uma forma de agregar essa “novidade” à Mostra Aracaju, que acontece a partir do dia 22 deste mês, o empresário da L&A Tecnologia & Automação, Antônio Bonfim, fez duas parcerias e irá implantar o serviço no projeto “Ecostar” e no lounge do evento. Ele diz que vai ser importante poder mostrar a utilidade da automação para a sociedade, como uma alternativa para a correria do dia-a-dia. “Chegar em casa com tudo pronto, é muito bom, não é?”, questiona.
Seguindo a proposta do evento, que é o compromisso com a preservação do meio ambiente, o empresário diz que o sistema utiliza pouca energia, já que não faz passagem com corrente elétrica. Sua “alimentação” gira em torno de 9 volts. “O consumo de energia do aparelho é mínimo”.
Mercado promissor
Há seis anos atuando na área de informática, Antônio conta que a partir de outubro do ano passado, a empresa começou a trabalhar na área de automação, primeiramente com luminosidade. No começo deste ano, a empresa decidiu inovar e se transformar na única empresa de automação da capital. Segundo Antônio, esse tipo de serviço é uma tendência das grandes cidades e como Aracaju está se mostrando uma região de expansão e ascensão do mercado imobiliário a idéia surgiu para atender essa necessidade. “O grande diferencial do mercado imobiliário está sendo automação”, garante.
Antônio conta que as construtoras são os principais clientes, uma vez que quanto mais novidades no seu empreendimento ela propuser, mais clientes ela vai ganhar. Mas ressalta que órgãos públicos e empresas também estão começando a procurar o serviço. Ele explica que a praticidade em agendar, por exemplo, a hora em que o ar condicionado e o data show vão ligar em uma reunião de negócios, torna a situação mais cômoda, não precisando, de uma pessoa para executar tais funções. “É tudo mais prático”, completa. Antônio afirma que o ramo da automação é promissor
Praticidade
Os lares inteligentes, como são conhecidos, proporcionam, por exemplo, um controle automático de iluminação, controle de aparelhos de ar condicionado, abertura automática de garagem com iluminação, ligação automática de aparelhos de som e DVD, controle automático de cortinas e assim sucessivamente. Antônio explica que o usuário pode configurar todas essas ações em uma única “cena”. “A cena consiste em agrupar determinadas preferências do cliente em um simples comando. Assim, ele pode programar a temperatura de seu quarto, o som ambiente e ainda o alarme de sua residência”, acrescenta.
Um dos fatores que estão aliados a essa praticidade é a segurança, já que se o usuário viaja ou fica fora de sua residência em um determinado período de tempo, este pode programar certos comandos para a luz da sala, por exemplo, acender a determinada hora. “O sistema dá uma sensação de segurança também”, acrescenta.
Tipos
São oferecidos no mercado aracajuano, seis tipos de automação: Module relay, task, dimmer, web, switch e AV. Antônio diferencia cada uma pela sua utilidade. “A module relay, por exemplo, é responsável em automação por contatos de cargas genéricas. A task possibilita o agendamento das ações a serem
executadas. O dimmer é responsável pela dimerização arquitetônica de circuitos de iluminação. A web faz a integração do sistema com a internet e celulares. O switch integra pulsadores de parede e o AV é um módulo integrador de equipamentos”, conta. Aparelho para utilização do dimmer
Os mais adquiridos na capital são os que oferecem agendamento das ações e os que fazem a dimerização do ambiente. Em relação aos preços, Antônio diz ser são bastante flexíveis dependendo do tipo de serviço. Um ambiente simples de iluminação pode custar R$1.900 a R$50.000. “Depende do que o cliente deseja”, explica.
Por Mariana Rocha e Carla Sousa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B