Av. Euclides Figueiredo é duplicada e ganha calçadão

Avenida Euclides Figueiredo foi duplicada e ganhou calçadão (Foto: Marco Vieira/PMA) 

"Em Aracaju, não tem uma obra que se compare a esta". Foi desta forma que o prefeito Edvaldo Nogueira definiu a construção do mais novo calcadão da cidade, no bairro Porto Dantas e a duplicação da avenida Euclides Figueiredo, no trecho localizado na localidade, que foram entregues à população na noite desta sexta-feira, 6, pelo governador Jackson Barreto, em seu último dia no cargo. Com investimentos de R$ 37 milhões, a obra amplia um importante corredor viário, que faz a ligação entre a capital e o município de Nossa Senhora do Socorro, além de levar mais qualidade de vida, esporte e saúde com uma área de lazer que possui mais de 72 mil m². Centenas de pessoas já usufruíam do novo espaço durante a inauguração.

"Se fizermos uma comparação com outros espaços da cidade, chegaremos à conclusão que Aracaju não tem uma obra que se compare a esta. A Orla da Atalaia, por exemplo, é linda, mas Jackson Barreto, com este calcadão da Zona Norte, colocou a área da praia para trás. Este calçadão não é na área dos ricos. É na Porto Dantas, onde mora os que mais precisam. O governador Jackson Barreto prova seu amor pelo povo ao investir R$ 37 milhões numa obra tão significativa, que traz dignidade e aumenta a autoestima da população. Era difícil andar aqui, mas duplicação da avenida muda esta realidade e une mais Nossa senhora do Socorro e Aracaju. É uma obra de qualidade, com pista profissional de skate, campos, quadras. É uma parceria entre o governo e o município que melhora a vida das pessoas. O governo de Jackson Barreto fez muito mais por Aracaju do que o prefeito anterior da cidade", afirmou Edvaldo.

Em seu discurso, o último como governador do Estado, Jackson Barreto destacou que toda a sua trajetória na vida pública teve "sempre" como foco "cuidar das comunidades mais carentes". "Nunca fui governador das elites, nem prefeito das elites, mas do povo porque eu vim do povo. Quem pensa que o povo é tolo está se enganando. Nunca perdi minha vinculação com o povo. Sei que governo com dificuldades, enfrentando uma crise sem tamanho, mas quem teve coragem de enfrentar a ditadura, de ir para a cadeia, de enfrentar um tribunal militar não tem medo de luta. Estou feliz por que sou o governador do Estado que fiz o mais belo calçadão na periferia de Aracaju. O povo precisa de um olhar diferenciado. Essa obra foi feita com o coração, com compromisso social. Termino meu governo em paz com minha consciência", disse.

Para a vice-presidente do Centro Social Porto D'anta, Maria Rosana dos Santos, o sentimento é de realização e gratidão ao Governo do Estado pela conquista dos moradores da Zona Norte da capital. “É um sonho realizado. Essa foi uma luta de anos da comunidade. Todos nós estamos muito felizes com esta realização”, ressaltou. Já o estudante Adriano Gomes e seus amigos já aproveitavam a noite de inauguração para estrear os equipamentos esportivos. Para o jovem a nova área ajuda a promover a inclusão social ao passo que oferece uma alternativa de lazer e estimula os jovens à prática esportiva. "Além de valorizar o bairro, a comunidade estava precisando de um espaço desse, que influencia muito a tirar os jovens das drogas, pois a gente não tinha aqui um espaço de lazer para brincar e praticar esportes. Vai ajudar muito para gente que gosta de esporte e para a comunidade fazer caminhadas, se exercitar", ressaltou.

A grandiosidade da obra

Os serviços que resultaram na duplicação da avenida Euclides Figueiredo com a criação de um corredor viário junto com à avenida João Rodrigues envolveram demolição, remoção e limpeza de material; execução de terraplenagem; implantação de rede de distribuição de água; execução de drenagem pluvial; construção de passeios em concreto polido; construção de ciclovias; execução de meio-fio em concreto pré-moldado; implantação de pico táctil em concreto, instalação de 44 rampas para pessoas portadoras de deficiência; pavimentação em asfalto; implantação de sinalização viária; adequação da rede elétrica; construção de seis abrigos de ônibus, além da plantação de 540 árvores e arbustos.

Já na área de lazer, foram construídos dois postos policiais, um posto médico, duas quadras poliesportivas, três quadras de vôlei de praia, dois parques infantis, um campo de futebol, dois quiosques para venda de cocos, doze quiosques de convivência; oito quiosques com mesas de dama e xadrez, uma pista de skate com oito rampas, ralf de skate, anfiteatro, bicicletários, mirante, quadra de basquete de rua. Foram plantadas ainda 5.260 árvores e arbustos.

Fonte: PMA 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais