Aves migratórias são encontradas com manchas de óleo no litoral de SE

Das 353 aves que receberam a anilha de monitoramento, 12 apareceram com manchas de óleo na pata (Foto: Governo do Estado de Sergipe)

Aves migratórias do Hemisfério Norte que usam a Ilha da Sogra, no município de Estância, como rota para alimentação e reprodução, foram atingidas pela substância oleosa que se espalhou pelo litoral do Nordeste nos últimos meses.

Foram capturadas 353 aves para a pesquisa em duas campanhas noturnas na Área de Proteção Ambiental (APA Sul), em Sergipe, e na APA de Mangue Seco, Bahia. Foram colocadas anilhas nas aves migratórias na foz do Rio Real e na fronteira dos dois estados. A pesquisa foi feita por estudantes de veterinária da Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Sehrma), para fornecer subsídio científico para a conservação da APA Sul.

Manchas de óleo atingem pássaros migratórios que usam a região, na divisa entre Sergipe e Bahia, como abrigo durante inverno no Hemisfério Norte (Foto: Governo do Estado de Sergipe)

Segundo o biólogo e gestor da APA Sul, Paulo César Umbelino, uma catástrofe foi evitada graças a ação rápida de órgãos do meio ambiente, como Ibama e Serhma, além da Marinha e a ajuda de voluntários que trabalharam rapidamente para retirar as manchas de óleo que apareceram nas praias do Litoral Sul, um ecossistema rico em espécies de aves migratórias.

“Se uma grande quantidade de óleo chegasse aos bancos de areia poderia causar a morte de centenas de aves, uma vez que elas seriam impregnadas de óleo. A nossa pesquisa mostrou que das 353 aves que receberam a anilha de monitoramento, apenas 12 apareceram com manchas de óleo na pata, provenientes de pequenas manchas depositadas em bancos de areia, indicando que os pássaros não estão sendo impregnados em alto mar durante suas atividades de pesca”, explica.

Hoje os bancos de areia do Rio Real, na divisa entre os estados de Sergipe e Bahia, são considerados área de Interesse Global para a Conservação pela BirdLife International, considerados verdadeiros santuários de aves silvestres.

Santuário

A APA Sul é um verdadeiro santuário para as aves migratórias, rico em espécies de aves que pertencem a três famílias e 35 espécies. Possui o ecossistema mais frágil do Litoral Sul de Sergipe e hoje abriga três espécies ameaçadas de extinção, serve de abrigo para mais de cem mil aves.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais