A Azul, maior companhia aérea em número de cidades atendidas no país, decolou, nesta quinta-feira, 16, de Campinas (SP) para Brasília (DF), o primeiro voo com uma aeronave em homenagem ao estado de Sergipe.
Ao pousar, no Aeroporto Internacional de Brasília, um evento recepcionou jornalistas sergipanos e autoridades que puderam conhecer, em primeira mão, um dos seus aviões Embraer E2, adesivado com símbolos da cultura e das atrações turísticas do estado. Estiveram presentes representantes da companhia aérea, parlamentares da bancada de Sergipe, além de Marcos Franco, secretário estadual de Turismo; Tiago Faierstein, presidente da Agência Nacional de Aviação (Anac); Júlia Lopes, diretora de planejamento da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Philipe Karat, representando a Embratur; e Fábio Mitidieri, governador de Sergipe.
A homenagem é resultado da parceria da Azul com o Ministério do Turismo para fazer decolar o programa Conheça o Brasil Voando, uma iniciativa para promover os inúmeros destinos no país – que, com a ajuda da companhia podem ser acessados por viagens aéreas — e estimular os brasileiros a conhecerem e se conectarem cada vez mais com as belezas naturais, os costumes e as riquezas de todas as regiões brasileiras.
De acordo com Daniel Bicudo, Vice-Presidente Comercial e de Negócios da Azul, a companhia nasceu, e se renovou neste ano, como uma marca brasileira e que entende dessa brasilidade, como aérea que mais conecta, desenvolve e conhece o Brasil. Portanto, ele reforça que é natural que a Azul ajude e continue a promover o Turismo doméstico para os mais de 130 destinos que conecta atualmente por meio de uma frota de cerca de 200 aeronaves e malha aérea, com 250 rotas diretas.
“Muitos desses destinos, por exemplo, a Azul opera com exclusividade, porque possuímos aeronaves de diversos tamanhos e que se adaptam a todos os perfis de aeroportos. Também orientamos nossos Clientes a adquirirem passagens com antecedência, o que sempre facilita o planejamento de viagens, com possíveis redução de custos e ampliação do leque de opções”, explica o VP da Azul.
“Como sergipano, me sinto muito honrado por representar meu estado nessa celebração. A aviação conecta diferentes pontos do Brasil. E, nesse ponto, a preocupação da Azul em operar voos regionais ajuda muito no desenvolvimento do setor e garante boas opções para o viajante. Sergipe é um estado com uma economia pujante e ótimas opções turísticas. Ter rotas aéreas para lá gera oportunidades para quem viaja a negócios ou por lazer”, ressalta o presidente da Anac, Tiago Faierstein.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “esta homenagem da Azul ao estado de Sergipe é mais um bom exemplo de como podemos estampar o orgulho que temos do nosso país e da nossa diversidade, que tanto encanta e atrai também visitantes estrangeiros. Com isso, celebramos também os ganhos na conectividade aérea regional no Brasil, que aproxima cidades do interior e capitais aos grandes portões de entradas internacionais. É uma grande cadeia que se movimenta para fortalecer o turismo e ampliar os benefícios trazidos por esse motor da economia, que gera emprego, renda e desenvolvimento social para o país.”
Os destinos homenageados
Como parte da parceria com o Ministério do Turismo, 10% da frota da Azul receberá um design especial, apresentando diferentes destinos brasileiros e promovendo o Conheça o Brasil Voando junto com a logomarca do Governo Federal. O programa também inclui um ano de mensagens a bordo, incentivando os Clientes a planejarem com mais tempo suas próximas viagens pelo país.Além de Sergipe, recém-homenageado pela Azul, a companhia já fez decolar aeronaves adesivadas em homenagem aos estados do Rio Grande do Sul, da Paraíba, do Pará, do Paraná e da Bahia.
“O turismo sergipano vive um momento de expansão fruto de um trabalho que vem sendo construído com planejamento, metas claras e parcerias estratégicas, como essa com a Azul, que agora leva as cores, os símbolos e a identidade de Sergipe pelos céus do Brasil. Cada voo que chega e parte de Sergipe representa mais desenvolvimento, mais renda e mais visibilidade para o nosso destino. Ver uma aeronave envelopada com a nossa cultura e as nossas belezas é motivo de orgulho e de certeza de que estamos no caminho certo de fazer do turismo uma política de Estado, que fomenta desenvolvimento e a economia”, comemora Fábio Mitidieri, governador de Sergipe.
Operações da Azul em Sergipe
Durante o evento, a Azul divulgou números sobre suas operações de/para o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. Atualmente, no estado, a companhia opera 314 voos e disponibiliza mais de 32 mil assentos para Clientes que viajam pelas rotas Recife(PE) – Aracaju(SE), Salvador(BA) – Aracaju(SE), Confins (MG) – Aracaju (SE) e Campinas(SP) – Aracaju(SE).
Já para a alta temporada, de 13 de dezembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026, a companhia terá 100 voos extras de/para a capital sergipana, somando 13,6 mil assentos adicionais – um crescimento de 14% no número de voos e 19%, de assentos em relação à temporada regular. Os destaques ficam para as operações adicionais que conectam Aracaju a Congonhas (SP). Pela primeira vez, a companhia incluirá operações sazonais de lazer para Aracaju a partir do terminal paulistano, ampliando as opções de conectividade do Nordeste com a maior metrópole do país.
O planejamento dessas novas operações considera um aumento que tem sido constante pelas praias sergipanas nessa época do ano. Prova disso, são os números observados pela Azul Viagens, operadora de turismo da Azul. Apenas no primeiro semestre de 2025, a operadora transportou mais de 9,1 mil Clientes para Aracaju, um aumento de 55% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Fonte: Assessoria de comunicação