Técnicos do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec) estão levantando os principais dados e fluxos energéticos referentes à produção, importação/exportação, transformação e consumo final das diferentes formas de energia, pelos diversos segmentos da sociedade sergipana. Estes dados vão compor o Balanço Energético de Sergipe, que vai subsidiar o planejamento do setor energético estadual para os próximos anos.
O primeiro balanço energético de Sergipe foi realizado em 2007, também por técnicos do SergipeTec e da Sedetec, sob orientação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O Balanço constatou uma vocação natural em Sergipe para a produção de energia, detectando que aproximadamente 41 % do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado estão ligados ao setor, com destaque para o petróleo (1400 poços de extração em 17 municípios), gás, eletroeletricidade e produtos da cana.
Além disso, o estudo destacou que há um potencial expressivo para a geração de energias renováveis. A estimativa é que Sergipe tenha um potencial eólico de 1,8GW, ainda não explorados. O balanço também levantou que nos próximos anos devem ser aproveitados aproximadamente 15MW de energia solar.
Em Sergipe, os trabalhos em 2008 estão se desenvolvendo de forma similar ao ano passado. Cabe à EPE prestar apoio técnico para a operacionalização do processo de coleta e tratamento dos dados; compartilhamento de dados sobre o Estado disponíveis em seus balanços; assistência na identificação, seleção e aplicação de modelos de simulação aplicáveis aos estudos de avaliação do setor energético e de projeção da matriz energética estadual.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B