Banhistas recebem orientações sobre descarte de lixo

Banhistas receberam sacolas biodegradáveis (Fotos: Portal Infonet)

Cerca de 26 jovens educadores ambientais entre 18 e 24 anos estiveram na Orla de Atalaia nesta sexta-feira, 23, para participar da I Ação de Verão Torre. O objetivo foi conscientizar os banhistas para o descarte consciente do lixo nas praias. A iniciativa é idealizada pela empresa Torre em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA).

Os agentes ambientais (jovens aprendizes) participam do projeto “Eu preservo, Sou Cidadão” . Nele, os adolescentes aprendem sobre conscientização e colaboração da comunidade para a manutenção da limpeza e preservação do meio ambiente.

De acordo com a assistente social, Anne Caroline Campos a iniciativa foi bem aceita pelos jovens. ”O projeto da Torre é de 1 ano e 8 meses onde esses jovens aprendem sobre o correto descarte do lixo e da conscientização ambiental. Essa ação foi bem aceita por eles porque eles estão saindo da teoria para a prática e serve para tentar uma mudança de hábito nos banhistas”, afirma.

Yasmin Gomes diz que o lixo jogado serve de alimento para os animais marinhos 

Durante a ação, os agentes multiplicadores realizaram a entrega de sacolas biodegradáveis para os banhistas depositarem os lixos enquanto permanecerem na praia. Esses sacos possuem durabilidade entre dois a três meses, e geralmente são compostas de matérias-primas naturais.

Participante do projeto, a adolescente Yasmin Gomes Santos conta que o descarte irregular do lixo, afeta diretamente os animais marinhos.  “Essa ação é muito importante porque a gente sai da sala e vem conscientizar sobre o correto descarte pelos banhistas e a não deixar o lixo jogado nas praias. O que me chamou atenção durante o projeto é que esse lixo jogado vai para o oceano e afeta os animais marinhos como a tartaruga que confunde a bolsa plástica em água viva que é o seu alimento”, conta.

Conscientização

Anne Caroline (meio) participou da ação 

Segundo a Educadora Ambiental da Mamíferos Aquáticos, Mayra Oliveira, antes mesmo da ação promovida, os jovens aprendizes participaram de um curso ambiental.

“Além do projeto, a gente promoveu um curso na quinta para esses jovens ambientais. Eles aprenderam com uma médica veterinária os impactos do lixo na cadeia alimentar dos animais marinhos e com uma geógrafa sobre como se dá o processo do lixo. Já hoje, eles estão aqui para fazer a sensibilização dos banhistas em não jogar o lixo nas areias ou no mar”, afirma.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais