Bilhetagem eletrônica nos ônibus começa a ser implantada

Os ônibus que circulam na capital e na grande Aracaju já estão recebendo os kits para a bilhetagem eletrônica. Já são cerca de 60% da frota com a instalação realizada. O projeto é uma parceria entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), as empresas de transporte urbano e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A instalação dos kits em toda frota do Sistema Integrado Metropolitano deve ser concluída na primeira quinzena de maio.

 

Na segunda fase do projeto, um validador será instalado para a leitura dos cartões que serão configurados para sua utilização. Ainda em maio iniciará o cadastramento dos estudantes, primeira categoria a se beneficiar do novo sistema. Vários cartões serão confeccionados divididos em categorias de usuários. O cartão de estudante substituirá o passe escolar, como o cartão vale o vale-transporte. O cartão gratuidade que será confeccionado numa segunda etapa será destinado a idosos, deficientes e outros que usufruem do transporte gratuito.

 

O novo sistema trará benefícios para os passageiros, que poderão ser ressarcidos o que antes era impossível ao se perder um vale-transporte ou passe escolar, e cobradores, que não circularão com um grande volume de dinheiro evitando assaltos, e também facilitará a prestação de contas no final do dia agilizando a contabilidade.

 

Para as empresas que repassam vale-transporte aos seus funcionários a Setransp fornecerá cartões que poderão ser recarregados facilmente via internet. Ainda assim surge uma problemática em torno do sistema eletrônico. O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Aracaju (Sintra) levanta a situação dos cobradores, que terão seu serviço minimizado, se tornando simplesmente fiscais de catraca, o que poderá resultar na diminuição em 50% de seus salários. Segundo o diretor de tecnologia do Setransp, Jefferson Dantas, as alterações serão simplesmente operacionais. “O cobrador continua tanto para fiscalizar como para liberar o acesso, a mudança será operacional”, explica o diretor.

 

A assessoria de comunicação da SMTT, empresa envolvida no projeto, informou que o sistema ainda está em fase de experiência, esperando por aprovação da Prefeitura Municipal de Aracaju, por ser um sistema ‘complexo e caro’. “É um projeto apresentado pelo sindicato à Prefeitura, mas que está em fase de experiência apenas”, comentou o assessor Jairo Alves.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais