Com a proposta de oferecer soluções alternativas de atendimento um grande banco multinacional vem inovando no mercado brasileiro. Ele já conseguiu estender o próprio horário de recepção a clientes até às 6 horas da noite, e agora busca, insistentemente, autorização para funcionar aos sábados.
Com exceção do tal banco estrangeiro, as instituições bancárias que atuam no Brasil não oferecem atendimento ao público externo após as 04 horas da tarde. Mas isso não significa dizer que elas fiquem inoperantes, pois quem precisa fazer um saque, uma transferência ou até mesmo o pagamento de uma conta, pode apelar para os meios eletrônicos disponíveis, como caixas automáticos, telefone e Internet banking, por exemplo.
Então para quem é assalariado ou que precisa receber apenas poucos depósitos em conta, eu não sei se este poderia ser realmente um bom negócio, ou seja, o de continuar em um banco que funcione até as 06 horas da noite, principalmente, quando ele também deseja abrir aos sábados. Pois que tipos de benefícios isso poderia lhe trazer? O de ter um de seus cheques descontado no caixa da instituição às 5 horas e 59 minutos? Ou até mesmo em pleno sábado? Se eu não tivesse certeza da origem do banco, pelo tipo de presente que ele tenta nos oferecer, eu até que seria capaz de apostar que ele vinha da Grécia, e não, de outro lugar.
Wenderson Wanzeller é atuário, colunista e comentarista econômico