Brasileiros confiam mais na PF e nas Forças Armadas

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou na manhã de hoje, 27, uma pesquisa realizada pela Opinião Consultoria, a pedido da instituição, e mostra que a Polícia Federal e as Forças Armadas são as instituições mais confiáveis no Brasil para 75,5% e 74,7%, respectivamente, dos entrevistados. Foram ouvidas 2.011 pessoas nas três primeiras semanas de agosto, em entrevistas por telefone, em todos os Estados brasileiros.

Os políticos tiveram a confiança de apenas 11% dos entrevistados, enquanto os partidos políticos atingiu 16%. A pesquisa mostra ainda que entre os políticos, o nível local de decisões tem mais credibilidade do que a esfera nacional: 18,9% dos entrevistados disseram confiar na Câmara dos Vereadores, enquanto o Senado Federal tem a confiança de 14,6%, e 12,5% confiam na Câmara dos Deputados. A imprensa brasileira ficou em quarto lugar com 59,1%.

O outro dado importante na pesquisa da AMB é que 79,8% das pessoas ouvidas discordam do foro privilegiado para os políticos e 94,3% opinaram que um político processado na Justiça não pode concorrer às eleições.

Entre os tribunais que são mais confiáveis, o Tribunal de Pequenas Causas aparece em primeiro lugar, com 23,6% das respostas. O STF teve 20,5%, a Justiça do Trabalho 19,2% e a Justiça Eleitoral 10,6%.

Confira as cinco primeiras instituições mais confiáveis segundo a pesquisa:

Instituições

Porcentagem

Polícia Federal

75,5%

Forças Armadas

74,7%
Juizado de Pequenas Causas
71,8%
Imprensa
59,1%
Supremo Tribunal Federal
52,7%

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais