Cabrita: famílias ameaçam resistir à ordem de despejo

Ocupação já dura 23 anos (Fotos: Portal Infonet)

Os membros do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu) que ocupam há 23 anos uma propriedade no povoado Cabrita, em São Cristóvão, estão sujeitos a uma nova ordem de despejo, segundo o membro Jadiel Santos. De acordo com ele, uma ordem judicial assinada pelo juiz Antonio Cerqueira de Albuquerque foi entregue na comunidade para que as 58 famílias desocupem o terreno até as 6h da próxima quarta-feira, 11. As famílias garantem que caso sejam despejadas, retornarão ao local novamente, pois não têm onde morar.

No próximo dia 14, completa-se um ano desde que cumprida uma outra ordem judicial para reintegração de posse do mesmo terreno. De acordo com Jadiel, haviam 72 famílias assentadas na época, todas elas com suas próprias plantações e casas erguidas. “Foi uma covardia. Não pudemos fazer nada e todas nossas coisas foram destruídas, até nossa fonte de renda, que eram as plantações. Até hoje nunca fomos indenizados”, reclama o agricultor Jadiel.

Jadiel: retornaremos ao local após o despejo

A briga pela propriedade envolve muita polêmica desde sua escritura. De acordo com Jadiel, as famílias estão convictas que o terreno pertence à Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), mas na última ordem de despejo, a propriedade já pertencia a outra pessoa. “Houve alguma mudança no cartório algo muito estranho, porque na verdade esse terreno sempre pertenceu a Deso e há 23 anos ficamos aqui sem ser incomodados. Agora aparecem outros ditos donos para derrubar nossas casas de novo? Assim que saírem, retornaremos, podem ficar sabendo”, diz indignado.

Jielza Correia e sua família foram despejadas no ano passado e teme que a situação se repita nesta próxima quarta-feira. “Aqui já era uma comunidade antes deles destruírem tudo. Levei cinco anos para construir minha casa e eles derrubaram por uma simples ordem no papel. Se acontecer de novo, quem vai olhar por nós? Estamos totalmente sem assistência”, diz a ocupante que exibe as fotos da sua antiga casa.

Jielza mostra foto da sua casa antes da reintegração de posse de 2014

O Portal Infonet tentou entrar em contato com a Prefeitura de São Cristóvão para saber se alguma assistência será prestada aos moradores após o despejo, mas não obteve êxito. A assessoria de comunicação do município pode enviar quaisquer informações e posicionamentos através do telefone (79) 2106-8000, ou pelo email jornalismo@infonet.com.br.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais