Cachalote encontrado morto ainda não foi enterrado

Uma espécie de golfinho, de aproximadamente nove metros de comprimento e do sexo masculino, que foi encontrado morto na região de Mangue Seco, na última terça-feira, ainda não foi enterrado. Uma equipe da Petrobras acabou de chegar ao local, mas segundo a bióloga do Projeto Mamíferos Marinhos, Sharon Morales, é necessário esperar a maré baixar para remover o animal do local.

 

“Vamos locomover o animal para um lugar mais seco. Onde está agora a maré invade muito. O pessoal da Petrobras chegou agora com o maquinário. Então, vamos escolher um local, fazer o buraco e enterrar”, explicou Sharon. Mas isso só deve acontecer à tarde.

 

Assim que a maré baixar, o animal, que muitas vezes é confundido com baleias pelo tamanho, será medido. Como estava em estado de decomposição avançado, não foi possível fazer a necropsia, nem recolher material, a exemplo do estômago, para saber se a baleia estava doente.

 

“Encontramos nele duas mordidas de tubarão de espécies diferentes. Inclusive ele estava sem uma nadadeira. Mas não sabemos se as mordidas foram antes ou depois da morte, já que o tubarão come restos de material orgânico”, informou a bióloga. Depois de três anos, a ossada é recolhida para estudos.

 

A informação passada pelos pescadores foi de que o Chalote havia aparecido desde a noite do sábado, indo de Mangue Seco, em Estância, a Pontal. Quando a equipe do Mamíferos Marinhos chegou ao local já encontrou o animal em estado avançado de putrefação e com os dentes da mandíbula superior retirados para comercialização, restando apenas alguns para serem coletados pelo Projeto.

 

ALERTA – Josué Candido, um dos coordenadores do Projeto Mamíferos Marinhos em Sergipe, alertou a comunidade local quanto ao perigo de contaminação, já que o motivo da morte é ainda desconhecido, podendo ser por doença, ataque da ação do homem ou de um predador natural, como o tubarão.

 

ESPÉCIE – A Physeter macrocephalus ou Cachalote é do grupo dos golfinhos, muito confundida com as baleias devido ao seu tamanho, contudo, ela difere pelo fato de ser um odontoceto, ou seja, possui dentes. Já as baleias possuem barbatanas que substituem a função da dentição, assemelhando-se a cerdas. Essa espécie habita ambientes de grandes profundidades, tendo em sua dieta alimentar lulas gigantes, peixes e polvos. Um macho adulto pode chegar até 18 metros.

 

Por Janaina Cruz

Da redação do Portal InfoNet

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais