Cadastros do Sistema de Óbitos da Previdência serão atualizados

Os cadastros do Sistema de Óbito (Sisob) da Previdência Social serão atualizados através do primeiro cruzamento de dados usando o novo programa de computador comprado pelo governo federal. De acordo com o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, nem sempre os cartórios repassam a lista de mortos para a Previdência.

 

Logo depois, serão verificados os registros do Sistema de Informação de Mortalidade, do Ministério da Saúde, e das Autorizações de Internação Hospitalar, do Sistema Único de Saúde (SUS). A operação ainda incluía análise de mais duas bases de dados: a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações da Previdência. Os dados do Bolsa Família serão comparados com os do Cadastro Nacional de Informação Social (CNIS).


O novo programa de computador que o governo vai usar para limpar os cadastros custou R$ 2,1 milhões, junto com mais R$ 500 mil para a substituição da máquina que vai operacionalizar o sistema. Depois de fazer a limpeza dos cadastros dos programas sociais e da Previdência Social, o governo deverá usar o novo software para limpar outras bases de dados como a folha de pagamento e a lista de contribuintes.

 

Segundo o secretário, a limpeza desses dados vai “qualificar uma série de base de dados, inclusive aquelas necessárias para controlar a lavagem de dinheiro, que é um trabalho hercúleo diante do volume de dados que precisam ser cruzados para determinar a sonegação e também as distorções no uso do dinheiro público”.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais