Câmeras frontais dos semáforos inteligentes não emitirão multas

Semáforos inteligentes estão sendo instalados na capital (Fotos enviadas por colaborador do Portal Infonet)

As especulações de que as câmeras acopladas aos semáforos inteligentes nos cruzamentos da capital servirão para visualizar e multar os motoristas que usarem celular ao volante são mentirosas.  A informação foi dada pelo chefe de sinalização da SMTT, Diego Carvalho, ao explicar que as novas câmeras são necessárias para o funcionamento do atual modelo de semáforo. “Elas são necessárias para identificar o fluxo de veículos e para que o semáforo funcione de forma que agilize a maior demanda do trânsito”.

Motoristas ficaram na dúvida quanto à funcionalidade da câmera

O Portal Infonet recebeu  imagens de leitores questionando o motivo das câmeras instaladas na haste do semáforo estarem viradas para os motoristas, alegando que seriam para multar aqueles que estivessem utilizando celular durante o tempo que o veículo permanecesse parado no semáforo. Diego acrescenta que existe um projeto para que a prefeitura adquira mais câmeras de monitoramento e que podem monitorar também este tipo de infração, mas não as desse modelo. “Mas é bom que os motoristas saibam que usar celular ao dirigir é infração gravíssima”, alerta.

De acordo com a legislação brasileira de trânsito, usar o celular enquanto dirige é proibido, mesmo que se esteja utilizando fones de ouvido que permitam deixar as mãos livres. Essa determinação faz parte do artigo 252 e pode ser encontrada no código de trânsito brasileiro. A penalidade para quem desrespeita essa lei atualmente é uma multa de R$ 293,47 e a infração considerada gravíssima, o que significa 7 pontos na carteira.

Novos semáforos

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), está implantando os semáforos inteligentes nos cruzamentos da capital. Os novos semáforos vão funcionar de forma integrada e de acordo com a necessidade do fluxo de veículos de Aracaju. A ação faz parte do plano de Mobilidade Urbana e recebeu investimentos de R$ 140 milhões. Adotados pelas cidades mais modernas do mundo, como Nova York, os semáforos inteligentes vão garantir, aos aracajuanos, mais segurança no trânsito.

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais