Na III Caminhada pela Valorização da Vida aproximadamente 500 participantes (de acordo com a organização) percorreram as ruas do Centro da capital. Saindo da Praça Camerino, e seguindo pela Avenida Barão de Maruim, os integrantes da passeata trajavam camisas e erguiam faixas com informações sobre a caminhada. Com realização do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), a passeata tem por finalidade, realizar a prevenção das drogas e coibir o uso de entorpecentes em Sergipe.
O secretário de Justiça do Estado, Benedito de Figueiredo, foi enfático ao mencionar a existência das drogas na sociedade: “Quem usa, pare! Quem não usa, nem pense nisso”. Ele detalhou aspectos existentes no Estado. “Sergipe não é um local em que podemos dizer que está parecido à cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, onde há um descontrole. Há sim um aumento, como descobrimos uma quadrilha de tráfico atuando no município de Lagarto e no Bairro Industrial. Essas descobertas mostram que há compradores. E essa caminhada é justamente para conscientizar a sociedade”, explica.
De acordo com a secretária executiva do Conem, Regina Grilo, Sergipe tem 10 Conselhos Estudais, e estão sendo implantados mais quatro. “Se observamos proporcionalmente, o nosso Estado é o que mais tem Conselhos no Brasil”, e avisa que “outros quatros estão em fase de projeto de lei”. Benedito Figueiredo
O evento, que integra a programação do II Seminário Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, irá ocorrer também na tarde desta quarta-feira, 24. Entre os integrantes que participaram estavam as unidades escolares que integram o evento são Dom Luciano, Tobias Barreto, Valnir Chagas, Manoel Luiz, Atheneu Sergipense e Djenal Queiroz.
O Conem é uma entidade coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), e conta com a participação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público (MP), com a finalidade de realizar a prevenção das drogas e coibir o uso de entorpecentes em Sergipe.