
Quer trocar lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED que são mais econômicas? Clientes atendidos pelo Programa Tarifa Social, no município de Simão Dias, podem realizar a troca de lâmpadas no caminhão Nossa Energia na próxima segunda-feira, dia 10, das 14h às 17h. A ação acontece até o dia 14 de março, na Praça Josefa Ferreira, bairro José Neves.
O horário de funcionamento é das 8h às 17h (terça a quinta) e na sexta-feira das 8h às 12h. Os clientes podem trocar até seis lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpada de LED que são mais eficientes e econômicas. Para realizar a troca das lâmpadas, precisa ser um cliente do Programa de Tarifa Social e apresentar o RG.
Além da troca de lâmpadas, os visitantes também participam de palestras sobre segurança em relação aos riscos e perigos da rede elétrica e sobre como usar a energia de forma adequada. O especialista em Eficiência Energética, Pedro Lins, destaca a importância do uso adequado da energia elétrica.
“A comunidade recebe orientações importantes sobre o uso eficiente de energia em casa para evitar desperdícios. Hábitos simples podem gerar economia, a exemplo, de apagar as luzes quando o ambiente estiver vazio e utilizar lâmpadas de LED que são mais econômicas e eficientes”, explica.
Neste mês de março, três cidades sergipanas receberão o caminhão que também oferece palestras educativa sobre segurança e redução de consumo. Além de Simão Dias, o caminhão também visitará os municípios de Cedro de São João (17 a 21/03) e Nossa Senhora da Glória (24 a 28/03).
Dicas redução de consumo
Além da troca da lâmpada de LED, algumas ações também podem ajudar com a redução do consumo e uso eficiente da energia elétrica:
Ventiladores: esses aparelhos não resfriam o ambiente, então não devem ser deixados funcionando em ambientes vazios, pois desperdiçam energia.
Geladeiras e freezers: preferencialmente, esses eletrodomésticos devem ficar o mais longe possível do fogão, fornos e outras fontes de calor. A borracha de vedação da porta precisa estar em boas condições para não deixar o ar frio escapar. Não forre as prateleiras com plásticos ou panos, porque isso atrapalha a circulação interna do ar. Não guarde alimentos e líquidos quentes. Regule o termostato para o funcionamento correto da geladeira e, por fim, evite abri-la toda hora sem necessidade.
Iluminação: no verão os dias são mais longos, então aproveite ao máximo a luz natural. E quando precisar das luzes, acenda apenas os cômodos em uso e apague as lâmpadas dos ambientes vazios. Invista nas lâmpadas de tecnologia LED, que são as mais econômicas.
Aparelhos em stand-by: é mais econômico desligar aparelhos direto nos botões ou nas tomadas, e não apenas pelo controle remoto. Em geral, luzes indicativas acessas significam desperdício de energia.
Ferro de passar roupa: neste calor, economize tempo e energia. Passe apenas as peças essenciais. Roupas de cama, de academia e de ficar em casa dispensam o uso do ferro. Para não amassar, basta ter o cuidado de estendê-las corretamente no varal e dobrá-las ou colocá-las em cabides assim que secarem.
Chuveiro: Na hora do banho, use a posição “verão” ou aproveite o calor intenso para se refrescar com a temperatura do chuveiro no modo “desligado”.
Fonte: Energisa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B