Campanha da Fraternidade aborda o compromisso com a ecologia integral

Coletiva de Imprensa CF 2025. (Foto: Layla Kamila/ASCOM)

A Arquidiocese de Aracaju realizou o lançamento da Campanha da Fraternidade 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), na manhã desta quinta-feira, 27. A coletiva de imprensa contou com a presença de lideranças eclesiásticas.

O tema, proposto pela Igreja do Brasil, foi escolhido em sintonia com eventos marcantes de 2025, como os 800 anos do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, e os 10 anos da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. A Igreja também considera relevante a recente exortação apostólica Laudate Deum, os 10 anos da criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e a realização da COP 30, que ocorrerá em Belém (PA), a primeira Conferência do Clima na Amazônia.

Durante a coletiva, o arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom Josafá Menezes, destacou a importância do tema para a promoção da consciência ecológica à luz da fé cristã. O assessor eclesiástico para campanhas, Pe. Jadilson, reforçou que a Campanha da Fraternidade busca incentivar ações concretas para o cuidado com a criação. Também participaram do evento Paulo Evangelista, vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana, e Marcos Antônio, coordenador arquidiocesano da Equipe de Campanhas.

A Campanha da Fraternidade é promovida anualmente pela Igreja no Brasil e tem como objetivo mobilizar fiéis e a sociedade para temas de relevância social. A edição de 2025 reforça o compromisso com a ecologia integral e o cuidado com a casa comum, em sintonia com o chamado do Papa Francisco à conversão ecológica.

Agenda de Atividades

  • 5 de março: Santa Missa da Quarta-feira de Cinzas e abertura oficial da Campanha da Fraternidade, às 17h, no Santuário São José. A celebração será presidida por Dom Josafá Menezes.
  • 30 de março: Formação geral sobre o tema da Campanha da Fraternidade para as pastorais, das 8h às 11h30, no Santuário São José.
  • 13 de abril: Coleta Nacional da Solidariedade da Campanha da Fraternidade 2025, realizada nas paróquias de todo o país.

A programação reforça o convite à reflexão e à ação em favor do meio ambiente e da dignidade humana, unindo fé e compromisso social.

Fonte: Arquidiocese Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais