Campanha da Fraternidade vai às escolas

 

Ernestina anuncia estratégia da Igreja (Fotos: Portal Infonet)

Nesta segunda-feira, a Câmara Municipal de Aracaju recepcionou representantes da Igreja Católica, de órgãos públicos e de entidades não governamentais para debater a Campanha da Fraternidade, que, neste ano, apresenta como temática central ‘Fraternidade e a Vida no Planeta’, com lema “A criação geme em dores de parto’. A sessão especial foi presidida pelo vereador Moritos Matos, autor de requerimento para debater a Campanha da Fraternidade.

A senhora Maria Ernestina Freire, uma das coordenadoras da Campanha da Fraternidade em Sergipe, fez uma reflexão sobre a temática e anunciou a estratégia da Igreja Católica para sensibilizar a comunidade para a importância de atitudes que levem a preservação do meio ambiente e práticas sustentáveis que proporcionem melhor qualidade de vida aos seres que habitam a terra.

Magal: impactos positivos na sociedade

Maria Ernestina informou que a Igreja Católica em Sergipe está desencadeando um calendário de ações que serão realizadas durante todo o ano no Estado, inclusive levando debates relacionados à preservação do meio ambiente às escolas públicas e também da iniciativa privada. “Para exigir de governantes, é preciso que a gente faça (ações de defesa do meio ambiente) e reze por eles para que sejam bons governantes. Todos juntos pela vida do Planeta Terra”, enfatizou a coordenadora da Campanha.

Leis geradas por Campanha da Fraternidade

Representando o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), o ex-vereador Magal da Pastoral elogiou a iniciativa tomada há cerca de 50 anos pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao instituir a Campanha da Fraternidade, lembrando que estas campanhas de mobilização da sociedade já surtiram excelentes frutos. Para Magal da Pastoral, importantes projetos transformados em lei surgiram durante a Campanha da Fraternidade, a exemplo das Leis Ficha Limpa e de Combate à Corrupção Eleitoral. “É uma campanha que tem deixado grandes impactos em eixos diversos: econômicos, sociais, envolvendo etnia e emprego, pela preservação da Amazônia…”, considerou o ex-parlamentar.

O engenheiro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), fez uma reflexão sobre as recomendações para preservar a qualidade de vida dos cidadãos. “Precisamos parar de falar em terrorismo ecológico para apresentar soluções para o planeta e, para isso, é importante compreendermos o nosso papel na terra”, enfatizou. Para ele, o planeta vem sendo destruída pela busca incessante do lucro. “O lucro é justo desde que não seja tratado como objetivo, mas como conseqüência de projetos economicamente sustentáveis, ecologicamente viáveis e socialmente justo”, enalteceu.

Cleber: preocupação com água e lixo

O escritor Cleber Vieira, diretor cultural da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), fez uma reflexão sobre o comportamento humano, demonstrando preocupação com a escassez de água no planeta e com o destino final dos resíduos sólidos produzidos nas comunidades.

Ao final das explanações, os vereadores se manifestaram favoráveis à Campanha da Fraternidade. Ao final dos trabalhos, o presidente do Legislativo Municipal, Emmanuel Nascimento, se pronunciar colocando a estrutura da Câmara Municipal de Aracaju à disposição dos organizadores da Campanha. “É necessário o envolvimento de todos nesta Campanha, inclusive da Prefeitura e dos Governos Estadual e Federal. Saímos daqui mais enriquecidos para construir um trabalho mais democrático, mais parceiro na busca de qualidade de vida para a população”, enalteceu o parlamentar.

A pretensão dos organizadores da Campanha da Fraternidade é desenvolver debates que despertem a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Neste sentido, a Igreja Católica realizará vários seminários na capital e também no interior do Estado. A primeira iniciativa acontece no próximo dia 15, com o I Seminário – Campanha da Fraternidade, com atividades realizadas pela manhã no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, no bairro Lamarão.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais