|
Trio Pé de Serra anima campanha (Fotos: Cássia Santana) |
A nona edição da Campanha 'Chega de Acidentes' idealizada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju, ganhou uma tônica junina nesta sexta-feira, 3. Funcionários da Prefeitura de Aracaju, vestidos de festa junina, se concentraram pela manhã na avenida Beira Mar com um trio pé de serra (sanfoneiro, zabumba e triângulo) e, dançando, chamaram a atenção de motoristas para a importância de respeitar o limite de velocidade de 60 km/h.
Com a temática ‘Não encontre São Pedro antes do São João’, a Campanha ‘Chega de Acidentes’ tem como foco também incentivar jovens motoristas a ter responsabilidade no trânsito, de forma a evitar dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. “Muitos jovens vão de carona para festas porque querem beber, mas não se preocupam que o amigo que dirige o carro bebe e está sujeito a se envolver em acidentes no retorno da festa. Então, é importante que, ao perceber que o amigo que dirige também está bebendo, que ele tome a iniciativa de convencer o amigo a não dirigir e também de se convencer a não retornar da festa com pessoas que beberam”, adverte o major Paulo Paiva, diretor de trânsito da SMTT.
|
Quadrilha no semáforo chama a atenção |
A mobilização aconteceu entre as 6h e 9h da manhã desta sexta-feira, 3, no cruzamento que dá acesso à Coroa do Meio. A campanha tem mobilizado um grande número de servidores que participam das atividades voluntariamente. O jardineiro José Carlos Chagas, é um dos integrantes deste exército de servidores que se mobiliza pela paz no trânsito. “É uma campanha ótima. Faço questão de participar. Sempre que tem campanha, eu estou na linha de frente”, comenta o jardineiro.
A campanha também ganha simpatia dos motoristas. “Campanha desta natureza é muito bom, a cidade precisa disso. A orientação ajuda muito a evitar acidentes”, comentou o motorista Lourival Silva, que passava no local no momento em que o grupo da SMTT estava concentrado.
O major Paiva reconhece a receptividade, mas admite que ainda há resistência para por em prática as orientações transmitidas pelas autoridades de trânsito. “As pessoas são receptivas, mas, infelizmente, muitas vezes fica só na palavra. É importante sair do discurso para a prática e esta campanha tem a finalidade precípua de fazer com que as pessoas mudem o comportamento fundamentado no conhecimento”, diz o major.
Estatística
|
Carlos Chagas: prazer em conscientizar |
O Sistema de Informação de Acidentes de Trânsito (Siatran) da SMTT contabiliza que, no ano passado, foi constatado o envolvimento de 7.389 veículos em acidentes de trânsito, dos quais 5.075 são automóveis, o que corresponde 68,68%. O levantamento foi feito quando os equipamentos eletrônicos de fiscalização ainda estavam em operação.
Em segundo lugar, aparecem as motocicletas. Do total de 7.389 veículos envolvidos em acidentes, 928 eram motos – o que representa 12,56% -, 440 caminhonetes e 252 caminhões. Os ônibus foram responsáveis por 4,97% do total. Em seguida, se destacam as bicicletas, ciclomotores, micro-ônibus, reboques, semi-reboques e carroças.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B