|
Passar pelo canal é uma travessia perigosa para os pedestres (Fotos: Andréa Cerqueira/Portal Infonet) |
O canal localizado no conjunto Almirante Tamandaré é motivo de transtorno e muitas queixas por partes dos moradores da localidade. Populares reclamam que residir em frente ao canal é um desafio à saúde e um risco constante, por falta de uma mureta de proteção.
A aposentada Josefina dos Santos, conhecida como ‘Dona Jó’, que mora na localidade há mais de 25 ano,s conta que principalmente no período de chuva o problema é agravado. “Esse canal é um transtorno para todos os moradores, aqui não tem uma proteção, muitas crianças já caíram aqui e o pior é que quando chove alaga tudo”, reclama.
Para a comerciante Adilma dos Santos o transtorno gera prejuízo financeiro. “As clientes vem aqui e reclamam do mau cheiro e dos mosquitos que invadem o comércio. A comunidade reclama, mas até agora nada foi feito”, diz.
O acúmulo de lixo, colocado pelos próprios moradores em torno do canal provoca o aparecimento de ratos e baratas. A dona de casa Márcia Regina dos Santos lamenta a falta de limpeza de alguns moradores e diz que a sujeira provoca doenças, principalmente em crianças que ficam expostas na frente de casa.
|
Moradores jogam lixo no canal que transborda nas chuvas |
“Rato aqui passa toda hora, é uma situação lamentável. As crianças, que não podem ficar trancadas em casa, ficam mais doentes porque estão expostas a toda essa sujeira”, lamenta.
Construção
Sobre a travessia mais segura para os pedestres, a assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) informa que será feita a construção de uma travessia. “Nós estamos licitando a obra e em breve será iniciada a construção dessa travessia para trazer segurança dos pedestres”, afirma o assessor de comunicação da Emurb, Ademar Queiroz.
Lixo
|
A Emurb diz que será realizada a construção de uma travessia |
De acordo com a assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) a limpeza é feita de forma frequente. A assessoria explica que são realizados no local a limpeza mecanizada, com a utilização de uma retroescavadeira, a limpeza manual e de barragem. Os três tipos de limpeza já foram realizados este ano.
A coleta domiciliar é realizada às segundas, quartas e sextas. O recolhimento de pontos de lixo no bairro Santos Dumont é feito uma vez por semana e em virtude de uma aglomeração grande lixo nas proximidades do posto de saúde do Tamandaré, o serviço é feito três vezes por semana. A assessoria ressalta que a população pode solicitar serviço de limpeza através do 0800-284-1300.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B