Candidatos se sentem lesados com concurso da Fapese

Com o anúncio da anulação do concurso da Secretaria de Administração, realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), o sentimento que fica nos mais de 66 mil inscritos é de frustração e revolta. “Tinha esperança de passar, por isso fiz o concurso. Quando saiu o resultado fiquei feliz por ter ficado numa posição boa e tive esperança de ser chamado, principalmente por estar desempregado há mais de oito meses. Para mim seria a salvação. Receber essa noticia é uma frustração muito grande”, desabafa o jovem Ivan Luiz Massafrete, que disputou uma vaga para técnico administrativo e ficou entre os 172 classificados que seriam chamados para preencher as vagas.

 

Na última semana de inscrição o Espaço Fapese no Riomar ficou lotado / Foto: Arquivo
O concurso da Sead anulado pelo governo do Estado, que oferecia três mil vagas na área da Educação em todo o Estado, atraiu milhares de pessoas. Nos últimos dias de inscrição foi preciso ampliar os pontos e o prazo para que os interessados conseguissem participar do processo. Foi o maior em número de inscritos já realizado pelo Estado. Para muitos a credibilidade do concurso foi posta em cheque durante vários momentos e a anulação já era algo esperado.

 

Logo após a aplicação da prova foi divulgado um gabarito, que depois foi dado como inválido. Com o resultado ocorreram diversos questionamentos dos candidatos em relação à correspondência dos pontos. Com isso, o Ministério Público entrou com o pedido de revisão do resultado. Neste momento a Fapese levou a público o fato de que houve erros na computação dos pontos, o que iria gerar um novo resultado a ser divulgado no próximo dia 5 de março.

 

“Eu estava esperando por isso, se não fosse anulado agora poderia ser anulado quando saísse a nova lista de resultado. A opinião pública não ia aceitar o fato de já ter havido um erro anterior e continuaria questionando a credibilidade do concurso”, afirmou Lucilla Menezes da Silva, que apesar de ter fechado duas provas e ter feito bem as demais, não ficou nem perto de ser chamada. “Pensei que se não desse para passar ficaria pelo menos entre os excedentes”, completou.

 

Jorge Alberto anunciou anulação na manhã desta terça-feira
O secretário da Administração, Jorge Alberto, anunciou na manhã de hoje, 27, junto com a anulação do concurso, a realização de novo processo. Ele disse que ainda irá definir qual será a instituição responsável e garantiu que todos os candidatos inscritos participarão do concurso. Segundo ele, as provas estão previstas para o segundo semestre deste ano.

Novo concurso
 

O anúncio de um novo concurso não agradou a todos. Ivan Luis é um dos descontentes. “Não vou fazer outro independente da empresa que estiver à frente. É uma desilusão muito grande.” Ele é um dos que se sentem lesados e diz que irá requerer o valor da inscrição de volta.

“Se não tiver o dinheiro de volta entrarei com processo. Até mesmo pelo fato de ter sido aprovado e depois ter vindo a anulação”, completou. Lucila não compartilha da mesma opinião e diz que já que vai mudar de fundação irá fazer o concurso novamente. “Acho que a Fapese ainda não está pronta para realizar um concurso desse porte”, ressalta.

 

De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-SE, Winston Neil, se o concurso foi anulado o candidato tem o direito de ter o dinheiro da inscrição de volta. “A relação entre a Fapese a pessoa que faz o concurso é uma relação de consumo. Se o concurso foi anulado o consumidor tem direito de exigir a restituição do dinheiro, mesmo que no edital conste que não se devolve essa taxa”, explica o advogado.

No entanto o presidente da Fapese, José Roberto

José Roberto, presidente da Fapese, reforça transparência no processo
Andrade, diz que até o momento prefere não se posicionar com relação a esse ressarcimento e garante que todos os candidatos inscritos terão a participação garantida no novo processo.

 

Imagem da Fapese

 

Com relação à imagem da Fapese o presidente da Fundação diz que respeita a posição do governo e que a sociedade vai ter que avaliar se a instituição é de credibilidade ou não. “Nós entendemos as razões do Estado com a anulação, mas também entendemos que não teve nenhum problema com relação a lisura do processo. Ocorreu um erro mas fomos o mais transparente possível”, explicou.

 

A postura de alguns candidatos vítimas de todo esse processo do concurso é radical, a exemplo da estudante Lavínia Souza Cruz, que tentou uma vaga de técnico administrativo. Para ela, “a Fapese é uma instituição nem um pouco confiável”. Ela diz que não pretende fazer mais nenhum concurso promovido pela fundação, e acrescenta, “lamento essa palhaçada toda e quero meu dinheiro de volta”.

 

José Roberto ressalta que, “até hoje nenhum concurso da Fapese foi anulado ou teve problemas. Com as outras instituições maiores isso têm acontecido corriqueiramente. Estamos promovendo outros concursos e cabe a sociedade avaliar nosso trabalho”.

Espaço Fapese, no shoppins Jardins
Histórico

A Fapese foi criada há 15 anos por importantes instituições de Sergipe, como a Universidade Federal de Sergipe, Petrobras, Banese, Companhia Vale do Rio Doce e Instituto Euvaldo Lodi. É uma das mais importantes instituições de apoio à pesquisa em Sergipe, contando com aproximadamente 150 projetos de pesquisa e extensão com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Ministério da Cultura, CNPq, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Petrobras, Embrapa, Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, dentre outras, atuando como referência na gestão dos recursos que administra. Durante esses 15 anos, a Fapese também se tornou referência em concursos públicos, com mais de dez concursos realizados, abrangendo mais de cem mil candidatos.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais