A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite da última sexta-feira, 30, em Cristinápolis, uma carga de produtos importados sem nota fiscal, além de canetas emagrecedoras e medicamentos inibidores de apetite sem autorização Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação aconteceu quando agentes abordaram um veículo durante patrulhamento no km 200 da BR-101.
Durante a abordagem a um veículo, os policiais realizaram vistoria na caçamba e encontraram diversas malas contendo 34 aparelhos eletrônicos, entre televisores, smartphones de última geração e acessórios, além de 64 frascos de perfumes, todos sem comprovação de origem lícita.
Além dos eletrônicos e perfumes, a PRF registrou uma apreensão inédita nas rodovias federais do estado: oito caixas de canetas emagrecedoras e mais de 70 frascos de medicamentos inibidores de apetite. Os produtos estavam sendo transportados sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sem documentação fiscal e sem o acondicionamento térmico exigido para esse tipo de medicamento.
Aos policiais, os ocupantes do automóvel, dois homens e duas mulheres, relataram que adquiriram os produtos no Paraguai com o objetivo de revender parte do material e utilizar outra parte como presentes.
Diante da ausência de notas fiscais e da falta de autorização da Anvisa para importação e comercialização dos medicamentos, todo o material foi apreendido. Os ocupantes do veículo foram detidos sob suspeita dos crimes de descaminho e contrabando e encaminhados, juntamente com a carga e o automóvel, à Polícia Judiciária para adoção das medidas cabíveis.
A PRF alertou ainda que a Anvisa tem publicado resoluções recentes que proíbem a fabricação, distribuição, importação e comercialização de determinados medicamentos utilizados para emagrecimento, em razão dos riscos à saúde pública.
Com informações da PRF/SE
