Canindé de São Francisco tem situação de emergência reconhecida pela seca

O município vive período caracterizado pela ausência de chuvas por um tempo mais prolongado do que a estiagem

O reconhecimento foi oficializado por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). (Foto: Arthuro Paganini)

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em Canindé de São Francisco, em Sergipe, devido à seca, sendo um período caracterizado pela ausência de chuvas por um tempo mais prolongado do que a estiagem. O reconhecimento foi oficializado na última quarta-feira, 19, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Com a medida, o município passa a ter acesso a recursos federais para execução de ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, e a aquisição de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, entre outros itens essenciais.

Como solicitar recursos

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, a prefeitura pode solicitar apoio financeiro ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio do plano de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Se aprovados, uma nova portaria é publicada no DOU com o valor a ser liberado.

por Marina de Sena e Aisla Vasconcelos
*Com informações do Governo Federal

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais