Capes divulga avaliação de cursos de mestrado e doutorado

0

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quarta-feira, 10, os resultados da avaliação de cursos de mestrado e doutorado. Em Sergipe, dos 11 cursos avaliados, seis ficaram com a nota mínima para manter o credenciamento e outros cinco tiveram uma nota considerada de bom desempenho.

 

Na avaliação é levada em consideração a produção científica dos cursos, a formação de mestres e doutores e o impacto social dos programas oferecidos pelas instituições. As notas atribuídas vão de 1 a 7. Os cursos com as menores notas, 1 e 2, são descredenciados pela Capes. Aos cursos com desempenho próximo ao dos bons centros internacionais de ensino e pesquisa são atribuídas 6 ou 7. A nota 5 é dada para cursos com alto nível de desempenho, sendo o maior conceito admitido para programas de mestrado. Os cursos com bom desempenho recebem nota 4, já os que têm o padrão mínimo de qualidade, recebem 3.

 

A Avaliação Trienal 2007, realizada pela Capes, analisou o período de 2004-2006. Foram avaliados 3.409 cursos, sendo 2.070 mestrados acadêmicos, 1.182 doutorados e 157 mestrados profissionais.

A partir desta quarta-feira, 10, os cursos têm prazo de 30 dias para apresentar de pedidos de reconsideração dos resultados. Os recursos devem ser julgados até o fim do ano. 

 

Veja na tabela as notas atribuídas aos mestrados e doutorados em Sergipe.

 

Instituição

Curso

Modalidade

Nota

UFS

Agroecossistemas

Mestrado

3

UFS

Ciências da Saúde

Mestrado

3

UFS

Física

Mestrado/Doutorado

4

UFS

Química

Mestrado

3

UFS

Educação

Mestrado

4

UFS

Geografia

Mestrado/Doutorado

3

UFS

Ciências Sociais

Mestrado

4

UFS

Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais

Mestrado profissional

3

UFS

Desenvolvimento e Meio Ambiente

Mestrado

4

Unit

Engenharia de Processos

Mestrado

3

Unit

Saúde e Ambiente

Mestrado

3

Por Gabriela Amorim

Comentários