Capitania dos Portos de SE celebra 161 anos

Capitania dos Portos celebrou seus 161 anos (Fotos: Ícaro Novaes/Portal Infonet)

A Capitania dos Portos de Sergipe alcançou seus 161 anos de existência no último dia 18 de outubro e, para celebrar a ocasião, o órgão de autoridade marítima recebeu nesta sexta-feira, 23, autoridades de forças armadas, oficiais e inativos da Marinha, além de personalidades civis para uma cerimônia de honra, onde foi entregue o título de ‘Tripulante Honorário’.

De acordo com o capitão João Batista, comandante da Capitania dos Portos sergipana, a celebração aproxima a entidade da sociedade e ainda reforça a integração entre as forças armadas. “É o tipo de celebração que cria um laço de comunicação entre a sociedade e a Marinha. A presença de representantes de outras forças armadas também amplia a parceria entre estas entidades, que se contribuem e merece o devido prestígio pelo amor à pátria e as forças armadas”, enaltece.

Coronel Silva Neto, Carlos Pinna, João Batista (Da esquerda para direita)

Honrado com o título de ‘Tripulante Honorário’, o ex-prefeito de Estância, Ivan Leite, destacou a importância das forças armadas e garantiu que o reconhecimento deve ser ainda maior. “As forças armadas muitas vezes só são reconhecidas como máquina de guerra, mas esse tipo de reconhecimento de ser em celebrações como essa, de honra, de comemoração. A função da Marinha é essencialmente importante no patrulhamento das nossas 200 milhas náuticas”, enfatiza.

Além de Ivan Leite, também houveram homenagens ao conselheiro Carlos Pinna, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcela Andrade da Associação Brasileira de Inteligência (ABIN), Georlize Teles da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), o tenente-coronel Paulo César Paiva representando a Polícia Militar de Sergipe e o tenente-coronel Silva Neto, comandante do 28º Batalhão dos Caçadores.

Ex-prefeito Ivan Leite destacou importância da Capitania em Sergipe

O coronel Silva Neto engrandeceu a honra que lhe foi dada e destacou a integração entre Exército e Marinha. “É com muita emoção que recebo esse título, e ver uma união cada vez maior entre as entidades de forças armadas. Muito satisfeito e lisonjeado”, comentou o comandante.

História

A primeira Capitania dos Portos em Sergipe foi criada no ano de 1848, por meio de decreto do Imperador, mas, dois anos depois, um novo decreto imperial extinguiu a capitania sergipana. Somente no dia 18 de outubro de 1854, um novo decreto restabeleceu a entidade no Estado de Sergipe, que se mantém em funcionamento até hoje patrulhando o tráfego aquaviário de Sergipe.

Marinhos em posição sob ordem do comandante João Batista

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais