Capitania realiza Operação “Limpeza do Mar” dia 24

A operação acontece na orla Por do Sol

A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) no dia 24 de fevereiro (sábado), das 08h às 10h, realizará a primeira ação da Operação Limpeza do Mar, na Orla do Por do Sol, no Rio Vaza-Barris, Povoado Mosqueiro, com o intuito de conscientizar a população quanto à importância da preservação do meio ambiente marinho, para a necessidade de preservação do patrimônio hídrico do Estado de Sergipe e para fomentar a mentalidade marítima da população da região. A campanha contará ainda com o apoio do Grupo Escoteiros do Mar Baden-Powell, praticantes de Stand-up Paddle locais, mergulhadores, proprietários de embarcações, ribeirinhos e representantes da cadeia do setor náutico.

Além do impacto visual, nas praias, mares e rios, o bioma marinho é fortemente impactado com o destino inadequado do lixo e resíduos que chegam no mar, que muitas vezes acabam sendo ingeridos pelos peixes e tartarugas, confundindo-os como alimento. De acordo com o Programa Ambiental da ONU, os entulhos plásticos são responsáveis anualmente pela morte de mais de um milhão de pássaros e de cem mil mamíferos marinhos, como baleias, focas, leões-marinhos e tartarugas e sua entrada na cadeia alimentar representa risco para a saúde humana. As aves marinhas confundem objetos como escovas de dente, isqueiros e seringas com alimento, e diversos deles foram encontrados nos corpos de animais mortos.

Acredita-se que 90% do lixo flutuante nos oceanos é composto de plástico – um índice facilmente verificado. Já que esse material é um dos que levam mais tempo para se decompor na natureza.

A CPSE espera que esta campanha sirva para que as pessoas tenham consciência de seu papel em tornar o ambiente em que vivemos mais agradável, para nós humanos e todas as outras formas de vida do planeta, contribuindo para a saúde da nossa Amazônia Azul.

Apesar de décadas de esforços para prevenir e reduzir o lixo no mar, há evidências de que o problema é persistente e continua a crescer.
A campanha fomenta o diálogo da sociedade civil organizada com o poder público e usuários de água visando à educação e sensibilização sobre o problema do lixo marinho e nos demais corpos hídricos, promovendo a redução dessa poluição e a importância do mar
para a sociedade Sergipana.

De caráter pedagógico, a campanha tem apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB) e da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), que receberá o material reciclável recolhido.

Fonte e foto: Capitania dos Portos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais