A partir do próximo sábado, 11, se inicia o defeso do caranguejo-uçá em Sergipe e em mais dez estados brasileiros (Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia). Durante o período, considerado o de reprodução, estarão proibidos a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização da espécie no território descrito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Substituto.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, o período de defeso durará até a próxima quinta-feira, 16, retornando no dia 10 ao dia 15 de fevereiro e, por último, no intervalo entre os dias 10 e 15 de março. Nesse estágio, é comum encontrar caranguejos machos e fêmeas fora de suas tocas andando pelos manguezais a procura de parceiros para o acasalamento e liberação de ovos.
No caso daqueles que possuem estoques da espécie, é necessário o preenchimento de uma declaração e posterior apresentação na sede do Ibama, localizada na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1548, bairro Capucho, Aracaju.
por Daniel Rezende
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B