CARE e ABIHPEC inauguram projeto ‘Catadores Individuais’

Iniciativa permitirá a venda de materiais de catadores individuais à cooperativa, com o objetivo de fortalecer as relações entre os catadores de Aracaju (Foto: CARE)

Em uma iniciativa inédita e que fortalece o viés da sustentabilidade, a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE) lançará, nesta terça-feira, 31, a partir das 09h, o projeto ‘Catadores Individuais’. O objetivo é criar um canal direto com os profissionais independentes, fazendo a compra dos materiais recicláveis em preço acima do praticado no mercado comum, permitindo a potencialização da renda desses profissionais autônomos e uma integração importante junto à cooperativa.

Desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIHPEC), a ação está no escopo dos objetivos do programa Mãos Pro Futuro, criado em 2006 como uma alternativa viável no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. Atualmente, o Mãos Pro Futuro atua em mais de 188 cooperativas localizadas em 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, envolvendo cerca de 6 mil cooperados.

Em Aracaju, o início do projeto Catadores Individuais, além de aproximar os profissionais das centrais de triagem de materiais recicláveis e fomentar a renda familiar, também permitirá o aumento do volume da coleta, consequentemente, reduzindo a quantidade de lixo reciclável que é encaminhado para os aterros, devolvendo esses resíduos como insumos para a cadeia produtiva.

Para Darcio Ferreira dos Santos, presidente da CARE e com 17 anos de atuação na cooperativa, a inauguração do projeto-piloto e a parceria com o Mãos Pro Futuro são grandes conquistas. “Essa parceria é muito importante para desenvolvimento da cooperativa, agregando conhecimento, onde nossa parte administrativa trabalha de forma muito mais organizada e profissional, além de nos dar mais condições de trabalho com a aquisição de novos equipamentos e melhorando nossa infraestrutura. O projeto com catadores autônomos nos dá mais possibilidade de aproximação com os catadores avulsos, oportunizando a eles preços justos dentro de uma realidade difícil”, frisou.

O diretor executivo de Meio Ambiente da ABIHPEC e Coordenador do Mãos Pro Futuro, Fabio Brasiliano, complementou. “Temos o exemplo do Projeto Estação da Reciclagem, que já opera em Londrina e agora também em Aracaju, visamos integrar os catadores individuais do município às organizações parceiras do Programa Mãos Pro Futuro, combatendo a informalidade na reciclagem, e aumentando o volume de resíduos coletados e triados no município”, destacou.

O projeto também funcionará de maneira itinerante, com a perspectiva de participar de eventos que tenham o rótulo da sustentabilidade, permitindo alcançar diferentes regiões da capital sergipana.

CARE

Responsável por operacionalizar o projeto Estação Reciclagem em Aracaju, a CARE tem desenvolvido um importante trabalho na gestão de resíduos sólidos na capital há 23 anos, gerando renda para famílias oriundas da antiga lixeira da ‘Terra Dura’. O trabalho contribui para a preservação do meio ambiente, retirando toneladas de resíduos das ruas por meio da coleta seletiva. A sede da CARE está localizada na Rua A5, no bairro Santa Maria, Zona Sul de Aracaju.

Fonte: Ascom CARE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais