Carnaval 2026 em SE registra redução de acidentes e de crianças perdidas

Balanço foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública

(Foto: Ascom/SSP-SE)

As forças de Segurança Pública de Sergipe apresentaram, nesta quinta-feira, 19, o balanço das ações realizadas durante o Carnaval 2026. Os dados contemplaram a atuação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, das Polícias Civil e Científica nos municípios que concentraram os principais festejos.

De acordo com o tenente-coronel Josebel Nascimento, na área do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), que abrange Aracaju e Região Metropolitana, foram empregados quase 3 mil policiais militares entre os dias 12 e 18 de fevereiro. Ao todo, foram registradas 45 ocorrências, com 21 pessoas conduzidas à delegacia, além de apreensões de drogas e prisões por tráfico.

Ainda na capital e região metropolitana, a PM registrou redução de quase 22% nos sinistros de trânsito em comparação ao ano anterior. Durante as fiscalizações, cerca de 120 motocicletas foram apreendidas, sendo 46 no Rasgadinho e 46 na Barra dos Coqueiros.

Já no interior do estado, o policiamento foi distribuído em 66 municípios, onde foram cadastrados 186 eventos, conforme detalhou o chefe de Planehamento do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), major Joel Santana. “Registramos 25 ocorrências durante o Carnaval, com destaque para casos de perturbação do sossego, que lideraram os atendimentos. Também houve a apreensão de uma arma de fogo e 13 pessoas foram conduzidas à delegacia por diferentes ilícitos”, detalhou.

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) registrou, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, 95 ocorrências atendidas pelas equipes extras empregadas na Operação Carnaval, em praias, barragens e outros balneários do estado. O total incluiu 33 atendimentos pré-hospitalares, 21 acidentes com animais marinhos e 32 casos de afogamento, dos quais dois resultaram em óbito. No mesmo período, as guarnições realizaram 2.259 ações preventivas, com orientações a banhistas sobre áreas de risco.

“Durante o período carnavalesco, o Corpo de Bombeiros reforçou o efetivo com 418 militares, priorizando as áreas de salvamento aquático, como praias, rios e balneários. Com mais de 2.130 prevenções reativas quando os guarda-vidas orientam banhistas a saírem de áreas de risco, além de cerca de 130 prevenções ativas, com sinalização de pontos perigosos, instalação de bases e rondas em locais estratégicos, o foco foi ampliar a prevenção e reduzir o risco de afogamentos”, destacou o tenente Diogo Acrux.

O esforço efetivo resultou na redução em 90% no número de ocorrências de crianças perdidas, comparado ao ano de 2025. Neste ano, houve apenas um registro, em contraposição aos 11 casos registrados no ano passado. Entre as estratégias adotadas, esteve a distribuição de pulseiras de identificação para o público infantil.

Já a Polícia Civil destacou a atuação integrada durante todo o período festivo. Segundo a Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal), coordenada pela delegada Rosana Freitas, a instituição esteve presente nos diversos municípios atuando com as demais forças de segurança pública.

“Em que pese as duas ocorrências de maior gravidade registradas na cidade de Pirambu, um homicídio consumado e uma tentativa de homicídio, os fatos estão em apuração desde o momento da sua ocorrência, tanto que já foi efetuada a prisão do principal suspeito envolvido na tentativa, após um esforço conjunto das forças policiais”, concluiu a coordenadora.

Fonte: Ascom/SSP-SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais