Carnaval: Operação da CPTran registra nove acidentes

Oito pessoas foram presas em flagrantes e levadas à delegacia 

A Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) divulgou, no início da manhã desta quinta-feira, 15, o resultado da Operação Carnaval – 2018, desencadeada entre a sexta-feira, dia 09 e a quarta-feira de Cinzas, 14, na capital e região metropolitana.

Por dia, mais de 45 policiais militares da especializada foram empregados no período carnavalesco, onde desencadearam diversas ações que buscaram garantir a segurança da população. Diversos eventos, dentre eles, Festival Brasileiro de Ritmos – rasgadinho 2018, Carnaval da Caueira e Blocos de bairro, puderam contar com a presença da CPTran, além, das operações Praia Segura e fim de Carnaval, bem como Campanha preventiva.

O serviço de atendimento à acidentes de trânsito da CPTran (SAAT) registrou nove acidentes durante todo o carnaval, destes, quatro vítimas que sofreram lesão. Foi registrado um acidente com resultado morte na manhã do domingo, por voltas das 10:00h, na R. São Cristóvão, B. Getúlio Vargas. A vítima foi um jovem de 35 anos, que era o único ocupante do veículo.

Neste período, oito pessoas foram presas em flagrantes e conduzidas à delegacias. Com destaque às prisões por tráfico ilícito de drogas, onde no carnaval de 2018, a CPTran confeccionou 03 Registros de Ocorrência Policial (ROP) desta natureza. Houve também prisões por corrupção ativa, direção perigosa de veículo e embriaguez ao volante.

No tocante ao policiamento de trânsito, no carnaval de 2018 houve uma redução de 55,2% nos números de notificações, haja vista que no ano passado foram confeccionados 344 autos, este ano foram feitos 154, com destaque para o artigo 165 do CTB (dirigir sob influência do álcool), que teve uma queda de 43,2%. O recolhimento de CNHs e CRLVs,e remoção de veículos também tiveram uma redução de 44,4 %$, 85,7% e 78,3%, respectivamente.

Foram realizados mais de 460 testes durante o carnaval, destes, 31 condutores recusaram a realizar, sendo enquadrados no artigo 277, § 3º c/c o art. 165 do CTB. Já quatro condutores que “sopraram o bafômetro”, obteve o resultado abaixo de 0,34mg/L e foram notificados no art. 165 do CTB. Em ambos os casos os motoristas tiveram as suas CNHs recolhidas e os veículos foram retirados do local por condutores devidamente regulares. Ainda durante a Lei seca, 01 condutor, que realizou o teste, obteve o resultado superior a 0,33mg/L e outro, que mesmo recusando, apresentava indícios de embriaguez foram enquadrados no crime do artigo 306 do CTB, presos em flagrante e conduzidos a delegacia, além de serem notificados pelo artigo 165 do CTB.

Para a Comandante da CPTran, Capitã Manuela Gomes, é incontestável a mudança de comportamento por parte dos motoristas no período carnavalesco, Segundo a oficial, que atua no trânsito desde 2011, houve uma intensificação no policiamento de trânsito, que passou a realizar abordagens mais minuciosas em veículos suspeitos,  com isso a eficácia dessas abordagens é comprovada pela redução de delitos característicos do período carnavalesco.

Ações da CPTRAN no Carnaval 

Campanha de prevenção 
Na manhã do sábado uma parceria da Companhia de Trânsito, UFS, HPM e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), realizou a Campanha  “Carnaval sem Traumas”, onde, motoristas que entravam e saiam da capital pelo litoral, eram advertindo-os sobre os perigos das imprudências ao volante, bem como os danos causados pela combinação entre álcool e direção.

Operação Praia Segura 
A Operação Praia Segura está embasada na Lei Municipal 2024/1993, que proíbe o tráfego de veículos automotores nas areias da praia no horário compreendido entre as 09h e 17h, com isso, todo veículo abordado neste intervalo será notificado e enquadrado no artigo 187 do CTB “Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente”, sendo, desta forma, removido do local. Neste carnaval, 15 veículos foram notificados pelo artigo acima, sendo um removido ao pátio do Detran.

Festival Brasileiro de Ritmos – Rasgadinho 2018 Lei Seca 
A CPTran garantiu a população aracajuana que participou do Evento Rasgadinho, para isso, equipes realizaram blitze (Operações Policiais Militares de Trânsito) voltadas para Lei Seca, em toda região periférica da festa, as quais ocorriam de madrugada em dois pontos diferentes e consistia na abordagem á veículos, com isso condutores eram convidados a realizar o teste do etilômetro.  Outra equipe de policiais realizavam rondas ostensivas, também na região periférica, objetivando combater assaltos dos populares que retornavam da festa.

Blocos de Bairro            
Já fazem parte do calendário do carnaval de Aracaju os “bloquinhos de bairro”. Estes eventos, ainda que menores, puderam também pode contar com o apoio da PM, através da CPTran, onde foram empregados policiais nas seguintes festas: Bloco as Mariposas, no B. São Carlos e o Bloco João Folia, B. industrial.

Carnaval na Caueira 
Durante os quatro dias do carnaval da Caueira, litoral da cidade Itaporanga D’ajuda, a CPTran garantiu a segurança de foliões e banhistas, com isso, durante o dia o policiamento era voltado para inibir o tráfego irregular dos quadriciclos e veículos similares, principalmente da faixa de areia. Ainda pelo dia, juntamente com a Pelotão de Policiamento Ambiental, realizou ações de combate à poluição sonora, evitando a presença dos chamados “paredões”. A partir das 20:00h, até o encerramento, a CPTran ficou responsável pelo policiamento de Trânsito de um modo geral.

Operação “FIM DE CARNAVAL”
Durante a manhã da quarta-feira de cinzas, o Águia 10 (Posto do Mosqueiro) teve o efetivo reforçado pela equipe da OPMT, cujo o objetivo foi garantir a segurança dos motoristas que retornavam para às suas cidades de origem pelo litoral sul, bem como os que voltavam para Aracaju por esta mesma via.

Fonte e foto: ascom CPTRan 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais