
A Carreta da Saúde da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está de volta a Sergipe para um novo ciclo de atendimentos à população. Depois de marcar presença em junho, durante a Festa do Caminhoneiro, em Itabaiana, a unidade móvel retorna ao estado para permanecer durante todo o mês de outubro e o início de novembro, e ofertar serviços médicos e odontológicos gratuitos.
Com estrutura inclusiva e funcional, a carreta dispõe de espaços que podem acomodar consultas de clínica geral, odontologia, oftalmologia, nutrição e fonoaudiologia. Os atendimentos são organizados e realizados por profissionais das secretarias municipais de saúde das respectivas cidades, enquanto a PRF disponibiliza o aporte físico. O objetivo é ampliar o acesso da população a serviços preventivos, especialmente em comunidades que eventualmente enfrentam limitações de espaços de atendimento especializado.
Itinerário em Sergipe
A programação prevê que a unidade móvel circule por diversos municípios sergipanos. Na primeira semana, estará em Itabaiana, depois segue por Itaporanga d’Ajuda, Umbaúba, Aracaju e Tomar do Geru. Em cada cidade, a carreta ficará estacionada em locais de fácil acesso à população, com a programação a ser divulgada pelas prefeituras locais em seus canais de comunicação oficial.
Segundo a PRF Denise Medeiros, coordenadora do planejamento da ação, “a presença da Carreta da Saúde é fruto do esforço da gestão da PRF, aliado à boa relação institucional com os administradores municipais. Todos estão convencidos da importância dessa parceria, que aproxima a PRF da sociedade e oferece um serviço de grande relevância para a comunidade em geral”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana, todos os serviços serão de demandas espontâneas. É o que garante Genilza Santos, chefe da pasta: “Muitos dos serviços ofertados têm relação com o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. As mulheres que chegarem ao local devem ser atendidas, sem necessidade de agendamento anterior.”
Fonte: PRF/SE