Carvoarias clandestinas são interditadas em Estância

Carvoarias foram interditadas na manhã desta sexta-feira, 23 (Fotos: Divulgação Secretaria Meio Ambiente de Estância)

O atendimento a uma determinação judicial visando a retirada de construções irregulares na Praia do Saco, no município de Estância prosseguiu na manhã desta sexta-feira, 23, por meio da Polícia Ambiental que atua junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na quinta-feira, 22, os trabalhos contaram com a participação de funcionários do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama/SE). E hoje foram detectadas cercas irregulares e a retirada ilegal de areia, além de duas carvoarias que estavam utilizando trabalho ilegal de crianças e idosos e que foram imediatamente interditadas.

Na operação desta sexta-feira, policiais do Pelotão Ambiental juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente flagraram na Praia do Saco, além de cercas irregulares, a retirada de areia.

Extração ilegal de areia

“Flagramos cercamentos em pontos da chamada Praia de Boa Viagem, no Saco, impedindo a passagem de turistas e banhistas, bloqueando privativamente; além de duas carvoarias clandestinas em Estância utilizando a mão-de-obra infantil e de idosos, a qual interditamos. Isso além da extração irregular de areia no Povoado Rio Fundo, aonde encontramos três caminhões, uma motocicleta, pás, enxadas e foices”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Edvaldo Ribeiro acrescentando que as pessoas que estavam na jazida fugiram ao perceber a presença da Polícia Ambiental e que há denúncias de que utilizam dinamites.

Ibama

Cercas e cancelas privativas na Praia do Saco

Momento da retirada

O chefe da Divisão Técnica do Ibama em Sergipe, Romeu Boto, informou que as ações atendem a uma Ação Civil Pública (ACP), impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF). “Nessa ação, tanto o Ibama quanto a Prefeitura de Estância são réus, além da Adema e Secretaria de Patrimônio da União. Com isso, temos que fazer uma vigilância permanente na Praia do Saco, visando impedir que sejam feitas novas construções em áreas da União. Ontem fizemos uma vistoria e verificamos que um alicerce que já havia sido retirado, foi reerguido e voltamos a fazer a demolição e hoje os trabalhos prosseguiram por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Município de Estância”, explica.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais