Desde a última quinta-feira, 21, os moradores da Invasão da Portelinha, na Barra dos Coqueiros, vivem apreensivos com a possibilidade de demolição das casas. Nesta sexta-feira, 22, o secretário de Comunicação do Município, Diego Gonzada, explicou que a derrubada atinge novas contruções na área. A ação é baseada em um acordo firmado com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Ibama. Prefeitura diz que acordo com SPU e Ibama justifica a demolição (Fotos: Portal Infonet)
Na tentativa de quinta, a Prefeitura Municipal enviou uma equipe de fiscais ao local. Acompanhados da polícia e de tratores e caçambas, o grupo foi hostilizado pelos moradores, que se recusaram a permitir a demolição.
“Ontem nós derrubamos quatro abrigos e um início de construção. Essa medida foi solicitada pela SPU ao município, para que se fiscalizasse e proibisse qualquer nova construção na área que é de propriedade da União. A prefeitura da Barra já está providenciando junto ao governo do Estado a construção de casas para as famílias que já moravam na Portelinha, então foi solicitado”, explica Diego Gonzaga.
Alicerce da casa que seria construída foi destruído
Segundo a ajudante de cozinha Matilde Ferreira da Costa, que teria uma das casas derrubadas, a intervenção dos pedreiros que trabalhavam no local e dos vizinhos foi o que salvou sua construção.
“Quando eu cheguei do trabalho, minha mãe já estava lá, eles derrubaram um alicerce completo no fundo da minha casa. Eles não derrubaram a minha casa porque o pedreiro não deixou”, diz.
Matilde conta que mora no local há três meses com o marido que está desempregado e três filhos pequenos. “Eu não tenho onde morar, então fui para a Portelinha porque meu pai conseguiu comprar um terreno e fiz eu um crediário para poder levantar minha casa”, acrescenta.
A Prefeitura da Barra dos Coqueiros informou que irá tomar medidas judiciais para impedir que as novas construções sejam instaladas no local.
Por Bruno Antunes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B