Caso Genivaldo: PRF volta atrás e divulga processos de agente da PRF

Caso Genivaldo: PRF volta atrás e derruba sigilo de 100 anos (Foto: reprodução/ redes sociais)

Após o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF-SE) vê indícios de falta de transparência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao impor um sigilo de 100 anos no histórico dos agentes policiais, a PRF voltou atrás e decidiu divulgar parte dos processos administrativos dos PRFs que participaram da abordagem que resultou na morte do aposentado Genivaldo de Jesus Santos, no dia 25 de maio, em Umbaúba.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 29, pelo portal de notícias Metrópoles. Segundo a publicação, a direção-geral da PRF divulgou extratos referentes a processos envolvendo Kleber Nascimento Freitas, um dos agentes da instituição envolvidos na abordagem que resultou na morte de Genivaldo.

A matéria diz ainda que contra Kleber Nascimento há três processos concluídos e um em andamento. Já contra os demais policiais, que também participaram da ação, há um processo em andamento para cada, sem conclusão ainda.

Investigação do MPF

O coordenador do Controle Externo da Atividade Policial em Sergipe, o procurador da República Flávio Matias, abriu procedimento para investigar suposta classificação como “informação pessoal” imposta aos processos administrativos disciplinares já concluídos e que dizem respeito aos policiais envolvidos na abordagem que resultou na morte de Genivaldo. A investigação analisa se a medida pode estar sendo usada como obstáculo para fornecimento de informações de interesse público, contrariando a Lei de Acesso à Informação e a Constituição. A decisão anterior da PRF colocava um sigilo de 100 nos histórico dos agentes.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais