
A médica Daniele Barreto, acusada de envolvimento na morte do marido, o advogado José Lael de Souza Rodrigues Júnior, de 42 anos, deixou o Presídio Feminino (Prefem), em Nossa Senhora do Socorro, nesta quinta-feira, 15. A saída ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) converter sua prisão preventiva em prisão domiciliar.
De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), após deixar a unidade prisional, Daniele foi encaminhada à Central de Monitoramento Eletrônico de Presos (Cemep), onde recebeu uma tornozeleira eletrônica para cumprir a nova medida.
A decisão que concedeu a prisão domiciliar foi assinada pelo ministro Gilmar Mendes na quarta-feira, 14. Segundo a defesa, o pedido foi fundamentado em vídeos, documentos e uma carta escrita por Daniele, que relatariam histórico de violência doméstica – física, psicológica e sexual – supostamente praticada por Lael.
O caso
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o advogado criminalista José Lael de Souza Rodrigues Junior foi morto em uma ação planejada pela esposa, Daniele Barreto, e por uma amiga dela. A motivação seria desconfianças sobre uma relação da esposa com pessoas próximas a ela, além de supostas questões relacionadas a valores financeiros em torno de um possível divórcio. A vítima foi morta após sair para comprar um açaí, pedido feito pela própria esposa, no dia 18 de outubro.
A defesa de Daniele tentou reverter a situação, no intuito de obter o benefício da prisão domiciliar, alegando que a médica mãe de uma criança de 10 anos e possui diversos pacientes, em estágio de pós-operatório, que dependem de suas orientações e cuidados. No entanto, a Justiça havia decidido por manter a prisão da cirurgiã.
Em janeiro deste ano, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil concluiu o inquérito policial e indiciou sete pessoas pelo assassinato do advogado. Os investigados foram transferidos para unidades prisionais de Sergipe.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B