Categorias federais em greve poderão ter o ponto cortado

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou endurecer o tratamento dispensado aos servidores públicos federais em greve e descontar os dias parados. Lula chamou ao seu gabinete o ministro do Planejamento, sr. Paulo Bernardo, e disse que o governo não negociará enquanto não houver retorno ao trabalho.

Ele exigiu que o ministro mande cortar os pontos dos servidores em greve. Pelas contas da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público, filiada à CUT, o número de grevistas está agora na casa dos 95 mil.

O ministro comentou que, em algumas situações, o governo não consegue nem mesmo saber quais são as reais reivindicações dos grevistas. É o caso do Incra que teria iniciado a paralisação no dia 21 de maio sem ter entregue a pauta ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. 

Greves

A greve dos servidores federais que mais tem repercutido, certamente, é a do Ibama. São 35 parados. Do total de 3.400 servidores, 3 mil e 60 estão em greve, pela derrubada da medida provisória 366, que dividiu a estrutura do Instituto. Essa greve atinge o Ibama em Sergipe.

Na Comissão Nacional de Energia Nuclear, dos 1.500 servidores, 1 mil estão em greve há 39 dias por melhores salários. Os 2 mil servidores do Ministério da Cultura estão em greve há 32 dias, exigindo Plano de Carreira e melhores condições de trabalho. No Incra são 26 dias de paralização,  recrutando 5 mil dos 6.200 servidores. Querem aumento de salário, plano de carreira e equiparação salarial entre ativos e inativos.

Nas Universidades Federais, que tem 105 mil servidores, 84 mil estão em greve há pelo menos 20 dias, exigindo melhores salários e em protestos contra a transformação de hospitais universitários em fundações estatais. Finalmente, no Datasus dos mil servidores 900 estão parados pela manutenção dos salários atuais.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais