
Um cavalo em situação de maus-tratos foi resgatado no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju. O resgate ocorreu nesta segunda-feira, 15, a partir de uma denúncia anônima sobre a utilização do animal para tração de carroça, mesmo apresentando lesões aparentes.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), após a denúncia, os policiais civis do Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) iniciaram as diligências na região com o objetivo de localizar o animal e o responsável. Após as buscas, a equipe encontrou o cavalo e o seu tutor em um terreno nas proximidades.
“No local, foi constatado que o animal apresentava um ferimento extenso na região do dorso, próximo ao pescoço, área onde ficam posicionados os arreios, evidenciando a submissão do cavalo a esforço incompatível com suas condições físicas, caracterizando maus-tratos”, explicou o órgão.
Os policiais acionaram a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para recolher o animal, que foi retirado do ambiente de risco e encaminhado para receber os cuidados necessários. O tutor foi conduzido à unidade policial para prestar esclarecimentos, onde o caso foi formalmente registrado.
*Com informações da SSP/SE
