Centro de Meteorologia alerta para chuvas intensas em SE

Overland: volume de água pode chegar aos 80 mm (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Centro de Meteorologia de Sergipe, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), prevê para as próximas 24 horas ocorrências de chuvas intensas. O meteorologista Overland Amaral, coordenador da Sala de Situação do Centro de Meteorologia, observa que as chuvas devem atingir todo o litoral e também as regiões agreste e sertão de Sergipe, fruto das instabilidades atmosféricas já esperadas para esta época.

A frente fria é denominada ondas de leste e está se deslocando do litoral sul de Alagoas, por onde provocou estragos, conforme informações da Semarh. Overland Amaral explica que estas chuvas são características da época do ano e alerta para os cuidados que a população deve tomar neste período, principalmente para aqueles que residem em áreas de risco.

"Eu quero chamar a atenção da população porque esse é um sistema de chuvas muito intenso, torrencial, podendo provocar inundações rápidas, enchentes nas regiões de risco, como morros, vales”, diz o meteorologista. “Nesse momento de chuvas, é prudente que as pessoas fiquem atentas e não se aproximem, na hora da chuva, dessas localidades, devido ao volume de água que deve ficar entre 60 e 80 milímetros (mm). É um índice muito elevado em um curto espaço de tempo", alerta Overland.

O meteorologista frisou ainda que o período chuvoso em Sergipe começou em abril e deve se prolongar até agosto. "Já prevíamos que as condições climáticas dessa época seriam de normal a acima da média. É importante entender que os principais sistemas de chuvas que atuam nesse período, os sistemas de linhas de instabilidade, os sistemas de frente fria, e o sistema de ondas de leste, que está atuando neste momento, desde a costa de Alagoas, deslocando-se do sentido sul, atingindo o litoral Norte e adentrando a parte central do Estado, é um sistema que traz chuvas intensas e que vai elevar o índice de precipitação para os próximos dias e durante todo o mês de junho", explicou o meteorologista, ao reforçar que as chuvas das duas últimas semanas vieram do sentido oposto, isto é, pelo lado sul.

Com informações da Ascom/Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais