Nova sede (Fotos: Danillo França) |
Instalações mais amplas para uma maior capacidade de atendimento, pensando sempre na excelência dos serviços prestados às pessoas em situação de rua. Foi com este pensamento que a Prefeitura de Aracaju inaugurou no final da tarde desta terça-feira, 19, a nova sede do Centro Pop. Localizada no Centro da cidade, na rua Laranjeiras, 984, o espaço conta com refeitório, banheiros, salas para atendimento psicossocial, leitura e integração social, realização de oficinas e inserção no Cadastro Único. A primeira sede do Centro Pop foi inaugurada no dia 22 de março de 2011, durante a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, e representou um grande avanço na política da Assistência Social para pessoas em situação de rua.
Hoje, com um atendimento diário a cerca de 80 usuários, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Centro Pop, passa para a região central da capital, onde se encontra a maior demanda de pessoas nesta situação de vulnerabilidade. Ampliação dos serviços ofertados, motivo de alegria para uma administração focada na qualidade de vida da sociedade aracajuana. "Estou muito contente com o que vi e quero parabenizar o trabalho de Eliane Aquino. Este momento mostra o que a gente quer: devolver a dignidade das pessoas. Nós, da Prefeitura de Aracaju, queremos ser parceiros, estender a mão a quem mais precisa, para que possamos caminhar juntos e ter uma vida digna e feliz", destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.
"Precisamos resgatá-las para que elas possam viver seus dias com a maior dignidade possível. Queremos que elas sintam que aqui é o lugar delas, onde elas possam desde tomar um banho a receber orientação, atendimento psicológico e jurídico, tendo uma porta de saída desta situação através daqui. Queremos oferecer, de modo integrado com outras secretarias, qualificação profissional, educação, saúde, reinserção e que todas estas pessoas em situação de rua não sejam invisíveis", salientou Eliane Aquino.
Eliane Aquino e os filhos João Marcelo e Mateus |
A vice-prefeita também aproveitou o momento para agradecer a todos que trabalham na Assistência e na rede intersetorial pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. "Não tenho palavras para dizer o quanto eu estou agradecida pelo empenho de cada um. Mesmo diante de uma conjuntura nacional, onde várias restrições estão sendo impostas, é o trabalho conjunto e alinhado que tem feito tudo isto aqui ter forças para continuar e crescer".
Estar em casa, se sentir em casa. Para a coordenadora do Centro Pop, Laís Almeida, as novidades também vão além dos espaços de convivência. "Agora também possuímos lavanderias, para que as pessoas em situação de rua possam lavar suas roupas, e ter armários para guardar seus pertences de maneira temporária. Temos vestiários e banheiros acessíveis, além de um grande refeitório, onde serão realizados os cafés da manhã, sem a interferência de outras ações. O Centro Pop é considerado um serviço "portas abertas", com demanda espontânea e também por encaminhamento de outras unidades da rede".
Laís Almeida ainda pontuou sobre as parcerias com outras secretarias e sobre o quanto este fato tem feito tudo fluir melhor. "Ao longo de 2017 nosso relacionamento com os outros órgãos – a exemplo da Saúde e Guarda Municipal – mudou para melhor, pautados no diálogo e nas afinações de entendimento do que é o Centro Pop e o que ele representa. Entendemos que apenas juntos podemos construir as políticas públicas que funcionem realmente".
Jorge Luiz Vieira, pintor |
"Fui acolhida na hora que mais precisei". Assim relatou, emocionada, a dona de casa Maísa Maiara Bonfim. "Acabei indo parar nas ruas, junto com a minha família, após o diagnóstico da esquizofrenia do meu marido. Fiquei sabendo do Centro Pop por causa dos colegas nas ruas e aqui recebemos alimentação, lugar para nos limpar e encaminhamento para outros serviços como o Caps, onde hoje meu marido é acompanhado. Atualmente, tenho uma moradia simples, mas sempre recorro ao Centro Pop quando preciso de um banho, alimentação ou encaminhamento para outras coisas, como emprego, por exemplo. Se não fosse este lugar aqui, com certeza eu não sei o que teria feito nos momentos de dor e sofrimento", afirma.
Como forma de homenagem, um painel fotográfico agora faz parte do hall de entrada do equipamento, com uma exposição fixa e registros em imagens e depoimentos de alguns dos usuários mais antigos. Jorge Luiz Veira, pintor, foi um dos retratados e gostou de se ver em tamanho maior do que o real. "Este sou eu e minha história. Sinto que muitos dos problemas que eu tenho foram resolvidos ou melhoraram. Até a minha forma de pensar mudou. Quando a gente tem fome e está desesperado, a cabeça não pesa as atitudes. Aqui eu tenho muitos amigos e me sinto ótimo".
Ceia de Natal
Durante a inauguração da nova sede também foi realizada a confraternização de Natal dos usuários. Com o apoio do Banco do Brasil, foi oferecida uma ceia, preparada pelas mãos do trabalho voluntário do chef Andre Pesthana e com a decoração assinada pela empresária do ramo de eventos, Vera Souza. O cantor sergipano, ex-participante do The Voice Brasil, George Sants, também participou da festa, fazendo um pocket show para os presentes. Pela manhã, ainda na antiga sede, foi ofertado pelo Senac um "dia de beleza", com cortes de cabelo e barba para os usuários.
Para o artesão Jorge Souza, mais do que uma boa refeição, a festa foi um resgate da lembrança de tempos onde a família ainda era um elemento presente. "O Centro Pop tem me ajudado em tudo. Participar disso é de uma satisfação tão grande que eu não sei nem o que dizer direito. Então é melhor dizer que eu desejo tudo de bom a todos, hoje eu ganhei meu dia".
Fonte: PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B