Centro Psiquiátrico é desativado

O Centro Psiquiátrico Dr. Garcia Moreno, que por quase três décadas prestou assistência à população, está sendo fechado em cumprimento à Política Nacional em Saúde Mental. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, Sergipe é o primeiro Estado do país a conseguir atingir 100% da desospitalização de todos os pacientes com transtorno mental que estavam internados em um centro psiquiátrico, credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta quarta-feira, 27, às 10h30, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), haverá solenidade em comemoração ao término do processo de desospitalização dos pacientes assistidos pelo Centro Psiquiátrico.

Hoje, o Estado possui 18 residências terapêuticas, 25 CAPS em funcionamento, rede básica com apoio do Programa Saúde da Família (PSF) nos 75 municípios, 12 ambulatórios especializados e uma emergência psiquiátrica, os quais dão o suporte, também, às pessoas que viveram no Centro Psiquiátrico Garcia Moreno.

Lei

A Lei 10.216, que rege a saúde mental, foi aprovada em 2001 e estabelece um novo modelo de atendimento, criando serviços alternativos como os centros de atenção psicossocial (Caps), residências terapêuticas, hospitais-dia (HD), ambulatórios e leitos em hospitais gerais. O objetivo é permitir que pessoas com problemas psíquicos não sejam excluídas do convívio social.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais