Populares foram pegos de surpresa ao presenciaram na madrugada deste sábado, 23, um chuva de meteoros cruzando o céu de Sergipe. Rapidamente o fenômeno foi registrado em foto e vídeo e compartilhado nas redes sociais. Além de Sergipe, a passagem da chuva de meteoros também foi verificada em outros estados da região Nordeste, como Alagoas e Bahia.
Segundo informações do Royal Museums Greenwich, o evento já era esperado. As “bolas de fogo” avistadas por moradores em diversas regiões do estado são oriundas da chuva de meteoro Úrsidas. O fenômeno estava previsto para acontecer entre os dias 17 e 26 deste mês de dezembro. Com maior pico de incidência na noite deste sábado, 23.
Ainda de acordo com o Royal Museums Greenwich, são esperados cerca de cinco a dez meteoros por hora. Os meteoros são pequenos corpos celestes que entram na atmosfera da Terra a altas velocidades, onde começam a queimar devido ao atrito com as camadas de ar. Eles são frequentemente chamados de “estrelas cadentes” quando visíveis a olho nu.
Quando um meteoro atinge a atmosfera ele está viajando a velocidades extremas, muitas vezes dezenas de milhares de quilômetros por hora. A interação com o ar faz com que o meteoro aqueça rapidamente, levando à sua incandescência e à formação de uma trilha brilhante no céu. Essa trilha luminosa é o que vemos como uma “bola de fogo”.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B