Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu esta noite em Sergipe

O evento poderá ser observado na noite desta sexta-feira, 30, e na madrugada do sábado, 31 (Foto: Ilustrativa/Freepik)

Um fenômeno astronômico conhecido como ‘chuva de meteoros’ poderá ser novamente observado na noite desta sexta-feira, 30, e na madrugada do sábado, 31. A chuva de meteoros poderá ser observada de qualquer local de Aracaju e de outros municípios sergipanos desde que as pessoas procurem evitar a poluição luminosa provocada pelas luzes da cidade. A informação foi confirmada pela Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA-GALILEU GALILEI).

Segundo o coordenador geral da CCTECA, professor Augusto Almeida, o aconselhável é que as observações tenham início às 21h, para evitar a luz da Lua, que nascerá por volta das 23 horas e poderá prejudicar a observação, já que a mesma ainda estará iluminada 53, 8 %.

Ainda de acordo com o professor Augusto, a chuva de meteoros chama-se Delta-Aquarídeos Sul e o ponto de onde os corpos irão surgir chama-se de Radiante e estará próximo a estrela Delta, daí a denominação da chuva. “A Terra passa por regiões onde estão restos de partículas deixadas, geralmente, por cometas. Esses corpos, ao entrarem em nossa atmosfera, se aquecem e produzem luz em várias cores, que são os meteoros, e se esses corpos chegarem até a superfície são denominados de meteoritos”, explica.

O professor destaca um ponto importante para a observação da chuva de meteoros em qualquer lugar do estado. “Além de buscar um local mais afastado das luzes da cidade, para observar a chuva de meteoros não é necessário o uso de binóculo ou telescópio, basta olhar a olho nu para o Leste, bem próximo do Planeta Júpiter que estará bem brilhante e irá nascer hoje às 19h e a partir das 21 horas estará no ponto ideal para a observação da chuva de meteoros”, pontua.

Por Isabella Vieira e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais