Chuva destrói barracos no Santa Maria

Os barracos foram completamente inundados (Fotos: Portal Infonet)
As fortes chuvas da madrugada e da manhã deste sábado, 16, causaram muito sofrimento e angústia aos moradores do Conjunto Marivan, no bairro Santa Maria. Cerca de 40 barracos da localidade foram alagados ou mesmo destruídos por conta da força das chuvas. Além da chuva, a população tem que conviver com os perigos causados, no local há muito lixo e poças de água acumulada. Os moradores vivem nos barracos há quatro anos e disseram que todo ano com a proximidade do inverno, a situação se repete.

 

Jelissandra Cirilio da Silva teve seu barraco tomado pela força da chuva na. Ela mora com três filhos, e desesperado, conta que o teto do barraco já está desabando e que os poucos móveis que têm, estão molhados. “O colchão está completamente molhado, se não secar onde minhas crianças vão dormir”, questiona.

 

Uma dos barracos mais atingidos
A casa de Wedna Santos foi uma das mais invadidas pela água, no pequeno barraco vivem quatro crianças e uma idosa. “Toda vez que chove é esse sofrimento, a gente não ta aqui porque quero não, eu to grávida e tenho mais quatro crianças se eu pudesse estava morando em outro lugar”, afirma.

 

Apesar do clima tenso que paira sobre o local, as famílias não desanimam e por conta própria tentam amenizar os transtornos da chuva. “A gente passou a manhã toda tirando a água e a lama das casas”, contou Daiane das Virgens.  

 

Com a chuva o perigo agrava ainda mais, muitos locais do terreno foram inundados pela água o que causou várias poças, muito lixo e fezes de animais fazem também parte da realidade dos moradores dessa localidade.

 

Prefeitura

 

A assessoria de comunicação da Emurb enviou nota, ainda no sábado,16, sobre a situação registrada no Santa Maria. Leia as medidas adotadas pelo município na íntegra:

 

Tão logo a Prefeitura de Aracaju tomou conhecimento do fato, equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) foram encaminhadas ao local para fazer intervenções na área. Na Invasão do Quirino, onde alguns barracos foram inundados, a Emurb abriu uma valeta de cerca de 30 m para desviar as águas para um canal, o que resultou na imediata drenagem da água acumulada. Quanto à Invasão do Arrozal, algumas medidas foram tomadas para drenar a água, mas a solução definitiva será a dragagem do Canal Santa Maria, cuja obra está sendo providenciada pela Prefeitura de Aracaju. Quanto às famílias cadastradas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) residentes no local, muitas já foram transferidas para as novas casas e apartamentos que a PMA construiu no Bairro 17 de Março e, até o final do ano, a expectativa é que todas elas já estejam residindo nessas novas habitações, com toda a infraestrutura de saneamento básico e pavimentação.

 

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, criou o Centro de Gerenciamento de Emergências, composto pela Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Governo, Emurb, Semasc, Emsurb e Guarda Municipal, com o objetivo de deixar em estado de alerta todos os serviços municipais diante de previsão de fortes chuvas.

 

*A matéria foi alterada ás 9h40 do dia 17/04/2011 para acréscimo das medidas da prefeitura

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais