Chuva em SE não teve ocorrências graves; órgãos mantêm monitoramento

(Foto: Marcos Rodrigues)

A chuva que ocorreu nesta sexta-feira, 10, não provocou ocorrências graves em Sergipe, mas devido alerta climáticos válido até a segunda-feira, 13, a Defesa Civil Estadual decidiu intensificar os trabalhos de vistoria e monitoramento. Neste período de altas temperaturas, as tempestades de verão podem ultrapassar 50 milímetros/dia, ter ventos fortes entre 40 e 60 km/hora, além de trovões e descargas elétricas frequentes.

“Até o momento, não foi encaminhado à Defesa Civil estadual qualquer tipo de ocorrência grave. De toda forma, estamos visitando pontos do estado e fazendo avaliação, a exemplo de Laranjeiras, na Rodovia Valter Franco, no morro de acesso à Igreja de Bom Jesus, onde ocorreu o movimento de massa, que é o deslocamento de rochas e segmentos”, informou o superintendente-adjunto, major Alysson de Carvalho.

O major ressaltou que, diante da possibilidade de mais chuvas, este ponto permanece em monitoramento e será interditado por questões de segurança, por intermédio das equipes da Defesa Civil, municipal e estadual.

Já a coordenadora de Planejamento e Gestão de Riscos, major Flávia Emanuela Cruz, destacou a importância da população realizar o cadastro para recebimento dos alertas. “Reforçamos à população a importância do cadastro, através do SMS 40199, com CEP da localização, para receber de forma antecipada os alertas dos órgãos oficiais”, disse.

Aracaju

Na capital sergipana, a Prefeitura instituiu um Comitê Operacional com o objetivo de monitorar situações de alagamento e inundações e mitigar possíveis riscos à população. O grupo é formado por representantes da Defesa Civil de Aracaju, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e das Secretarias da Assistência Social, do Meio Ambiente e da Comunicação Social, que trabalharão de forma integrada para monitorar as condições climáticas e implementar medidas preventivas.

De acordo com a Prefeitura de Aracaju, em casos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e rachaduras, a Defesa Civil de Aracaju pode ser acionada por meio do número 199. O serviço tem como objetivo auxiliar nas questões relacionadas à prevenção, socorro e assistência de forma mais rápida e eficiente, garantindo segurança aos cidadãos.

Com informações da ASN e PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais