Chuva intensa pode se repetir nos próximos dias, diz meteorologista

A instabilidade é causada pelo efeito do fenômeno ‘La Niña’ (Foto: ASN)

As fortes chuvas que atingiram o estado de Sergipe durante o final de semana trouxeram também instabilidade com o aparecimento de trovoadas. O efeito ainda pode se repetir nesta segunda-feira, 29 e se prolongar durante esta semana, de acordo com o meteorologista Overland Amaral.

“Ainda hoje há a possibilidade de chuvas em todas as regiões do estado. Pela manhã no litoral sul e no período da tarde e noite, pelo agreste e no alto sertão sergipano. E ao longo dos próximos dias ela vai se repetir, devido a presença desse canal de instabilidade entre a Bahia, Sergipe e Alagoas”, explica o meteorologista.

A instabilidade é causada pelo efeito do fenômeno ‘La Niña’, que na região Nordeste traz mais precipitações. “Esse sistema de ‘La Niña’ traz mais chuvas para as regiões tropicais e permanece causando instabilidades convectivas aqui no Nordeste. Nós estamos com esse efeito muito intenso, a temperatura e a umidade presentes nesse sistema faz com que haja essas convecções aqui na região, com característica de trovoada”, diz Overland.

As chuvas provocaram maior precipitação na região do alto sertão sergipano e escoamento em riachos do município de Canindé do São Francisco, onde houve precipitação concentrada. Ainda segundo Overland, esse tipo de instabilidade pode seguir nos próximos meses. “Variavelmente nós vamos ter ocorrências de instabilidade como essas ao longo dessa semana. Há uma tendência de chuvas com essa característica de forma variada pelo trimestre de dezembro, janeiro e fevereiro”, completou.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais