
Com ventos fortes, chuvas intensas e descargas atmosféricas que atingem Sergipe desde a última sexta-feira, 06, a Energisa continua atuando com seu plano especial de contingência climática. A distribuidora reforça os principais cuidados para evitar acidentes durante este período chuvoso.
As chuvas e ventos, somados aos mais de 36 mil raios registrados no estado, derrubaram árvores, arremessaram objetos e provocaram diversos danos à rede elétrica. As equipes seguem trabalhando de forma contínua para reparar os prejuízos ao sistema elétrico em vários municípios sergipanos.
O gerente do Departamento de Operações da Energisa Sergipe, Thyago Tanouss, ressaltou que a empresa reforçou previamente suas equipes e adotou ações preventivas para reduzir os impactos das chuvas, monitoradas em tempo real pelo Centro de Operações Integrado.
“Mobilizamos nossas equipes antecipadamente para garantir um atendimento mais ágil. É importante reforçar que, durante chuvas intensas, os profissionais precisam aguardar condições seguras para atuar, o que pode influenciar o tempo de restabelecimento, principalmente em áreas de difícil acesso. Ainda assim, seguimos empenhados em trabalhar com a maior agilidade possível”, destacou.
Queda de árvores
A queda de árvores em vias públicas é uma ocorrência comum durante períodos de forte chuva. As prefeituras municipais devem ser acionadas para a remoção das árvores que caírem nas ruas. A Energisa deve ser acionada quando a árvore atingir a rede elétrica ou quando for necessário desligar a energia para que a remoção seja realizada com segurança.
A responsabilidade pelos serviços de manutenção em espaços públicos é das prefeituras. Em áreas privadas, cabe ao proprietário, responsável pelo imóvel ou condomínio contratar um profissional capacitado. A Energisa executa podas apenas quando os galhos tocam ou estão muito próximos à rede elétrica.
Em Aracaju, ocorrências relacionadas a quedas de árvores em vias públicas podem ser informadas a Emsurb pelo WhatsApp gisa.energisa.com.br. Em caso de árvore sobre a rede elétrica, a orientação é manter distância e acionar a Energisa pelo 0800 079 0196.
Orientações de segurança nas chuvas
– Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas. Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
– Em casos de raios, retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
– Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
– Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
– Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
– É importante que a rede elétrica da residência ou comércio possua sistema de aterramento, conforme norma vigente;
– Não utilize chuveiro elétrico durante as chuvas;
– E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.
Fonte: Ascom/Energisa
